Renovigi investe em qualidade
A incorporação da Renovigi à superintendência de energia do Grupo Intelbras, no início de 2022, foi um passo importante para a atual sustentabilidade do negócio com mais robustez operacional e segurança para os clientes finais e integradores, que não só trabalham com os produtos de sua marca própria, como também cresceram no solar amparados pelo know how de uma das pioneiras do país.
Junto à experiência que a companhia já lograva, com 11 anos no setor, a estrutura de um grande grupo empresarial, com quase 50 anos de mercado, refletiu especialmente na estabilidade e garantia de qualidade, permitindo o amadurecimento da Renovigi enquanto marca e a melhoria dos processos de desenvolvimento de produto, produção e logística.
Entre os ganhos da nova operação do negócio destacam-se as estruturas compartilhadas com as demais unidades do grupo, como o escritório em Shenzhen, na China, onde atuam cerca de 70 colaboradores a fim de garantir a excelência do controle de qualidade, da fabricação ao envio dos produtos da Renovigi, como esclarece Aliena Luo, colaboradora da área de suprimentos internacionais, em sua visita ao Brasil.
Segundo ela, o escritório da Renovigi na China opera como um centro de supply chain, onde os quase 70 funcionários são responsáveis pelo abastecimento estratégico, controle de qualidade e processos de desenvolvimento de produtos. “As operações na China estão acontecendo por volta de 20 anos. Então, nós temos pessoas muito experientes lá, trabalhando para o grupo Intelbras há mais de 10 anos”, ressalta.
Antes de dar início ao desenvolvimento de novos produtos para o mercado brasileiro, a estruturas na Ásia é responsável por uma apuração criteriosa entre fornecedores e potenciais fornecedores, com intuito de escolher um parceiro que atenda aos requisitos de qualidade exigidos.
“No time a que pertenço, nós fazemos o sourcing antes de começarmos os projetos para o mercado brasileiro, principalmente quando um novo produto será lançado. Em geral, vamos ao mercado e às exibições na China, fazemos visitas aos fornecedores e potenciais fornecedores, para que possamos escolher e termos certeza que estamos selecionando o parceiro certo”, explica Aliena.
Posicionamento estratégico no mercado solar
Prestes a completar 50 anos de favorável relação bilateral junto ao Brasil, a China é um dos maiores parceiros comerciais do país, conforme destaca o relatório Securing Clean Energy Technology Supply Chains (2022) da Agência Nacional de Energia (IEA). Além de fornecedora de bens importados, o país é líder mundial na cadeia de suprimentos de energia solar fotovoltaica, sendo uma localização extremamente estratégica para todas as fabricantes que atuam no setor.
A produção em outros países, como no Brasil, ainda é inviabilizada em larga escala por não alcançar a competitividade dos custos do suprimento fabricado no território chinês – que concentra 80% da fabricação global, conforme estima a IEA. Na prática, a localização estratégica permite que a fabricação de produtos como os módulos, por exemplo, que são os itens mais custosos em um sistema, tenha preços cerca de 50% a 65% menores que em outras partes do mundo.
Diante desse cenário, fica evidente o interesse do país no investimento em oportunidades de relacionamento com o Brasil no que se refere à eletromobilidade, descarbonização e transição energética, bem como sua localização estratégica para fabricantes do setor fotovoltaico de todo o mundo, como a Renovigi.
Controle de produção in loco
Com exceção do painel Finame 550W – que é fabricado no Brasil e viabiliza o acesso às linhas de crédito do BNDES – os equipamentos fotovoltaicos da companhia Renovigi são produzidos na China, onde o Grupo Intelbras mantém a operação de uma unidade, em Shenzhen, em que atuam 70 colaboradores, incluindo Aliena Luo, colaboradora de suprimentos internacionais da Renovigi, que esteve em visita ao Brasil e explicou a dinâmica do controle de qualidade do desenvolvimento de produto à logística.
“Nós treinamos nossos times para que façam as inspeções e que ajudem nossos fornecedores a entender nossos processos e seguir a qualidade que nós esperamos dos produtos. Usando o painel como exemplo, nós seguimos estritamente os requerimentos do INMETRO para produzirmos os painéis para nossos clientes aqui; e vamos às linhas de produção para checar cada lote e ter certeza de que estamos alcançando os requisitos”, esclarece.
Guilherme Costa, gerente Geral Executivo da Renovigi, enfatiza que o propósito principal da unidade e da auditoria in loco é trazer produtos de qualidade para a companhia. “Acreditamos no quão importante é a qualidade dos produtos. E estamos falando de produtos de solar, com longas garantias. Então, não podemos brincar com isso. Esse é um comprometimento que a Renovigi tem com seus clientes… Estamos há 11 anos no mercado! Temos uma longa história e agora fazemos parte de um grupo bastante forte, com 47 anos de mercado”, explica Guilherme.
Além disso, destaca a importância dos processos desenvolvidos na estrutura na Ásia, antes do produto ser enviado para o Brasil: “uma coisa é escolhermos o parceiro certo, e outra é termos certeza de que o produto está vindo com o padrão de qualidade que nós exigimos”, defende.
“O processo de garantia de qualidade é dividido em duas partes. Inicialmente são feitas visitas aos fornecedores e é determinado que há possibilidade de negócio. Assim, uma equipe é enviada para conferir a qualidade da fábrica, se a mesma atende aos requisitos da ISO e certificar de que todos os documentos estão em ordem. A segunda parte conduz efetivamente as negociações com os fornecedores e ao final passa o bastão ao time de inspeção que tem a missão de inspecionar cada lote de produtos a ser embarcado aos clientes da Renovigi no Brasil”, explica Aliena Luo.
Além disso, também complementa que a busca pela excelência se mantém do início ao fim do processo, ao dizer: “por volta de 40 pessoas do time estão encarregadas do controle de qualidade. Portanto, todos os dias nós temos vários colaboradores indo para diferentes lugares e fábricas para inspecionar nossos produtos antes que sejam despachados.”