Shopping instala tecnologia solar OPV

28- SHOPPING DA BAHIA DIVULGAÇÃO

Salvador. O projeto, até então inédito, é resultado da parceria entre a Aliansce Sonae, a maior gestora de shopping centers do Brasil e administradora do SDB, e a Sunew, empresa brasileira líder global na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, que adesivou o SUNEW FLEX™ em toda superfície da claraboia do terceiro piso do mall. Além de produzir energia solar que é conectada à rede elétrica do shopping, o SUNEW FLEX™ faz melhor gestão da luminosidade e aumenta o conforto térmico do ambiente.

Inovadora, a tecnologia do SUNEW FLEX™ é caracterizada por um filme fino, leve, flexível e resistente, produzido com materiais não tóxicos e recicláveis, que transforma luz do sol em energia. Entre os diferenciais do produto, a versatilidade é o principal. É possível aplicá-lo em qualquer área: claraboias, fachadas de prédios, coberturas de estacionamento, veículos e mobiliário urbano. O material é customizável em tamanho, formato e cor, portanto, possibilita geração de energia limpa sem comprometer o design das edificações.

A instalação do SUNEW FLEX™ na claraboia do maior shopping center da Bahia bloqueia aproximadamente 99% dos raios ultravioletas e 75% dos raios infravermelhos. Graças a isso, o material proporciona no ambiente maior conforto térmico, economia substancial no sistema de refrigeração e ainda controle de luminosidade, mantendo um nível ideal de transparência. 

Muito além de racionalizar a gestão energética de empreendimentos com grande circulação de pessoas, como os shopping centers, o uso do SUNEW FLEX™ desempenha papel fundamental no combate ao aquecimento global. Cada metro quadrado de SUNEW FLEX™ evita a emissão de 120 Kg de CO2 na atmosfera por ano. “Os consumidores cobram cada vez mais um papel ativo e ações concretas por parte das empresas em prol da sustentabilidade”, comenta o gerente de manutenção do SDB, Antônio Carvalho.

“Desenvolvemos aqui no Brasil essa tecnologia que está revolucionando o design e a arquitetura sustentável. O nosso produto se diferencia das tecnologias tradicionais de energia solar porque nosso material é muito leve, flexível, bonito e tem em bom desempenho em superfícies verticais”, afirma Tiago Alves, CEO da Sunew. “É gratificante ter parceiros como o Shopping da Bahia do grupo Aliansce Sonae neste projeto pioneiro que colabora para a tendência mundial de Green Buildings, buscando neutralizar a pegada de carbono nos grandes centros urbanos”, destaca.

Antônio Carvalho, do SDB, reforça ainda que o público irá perceber maior conforto térmico e gestão de luminosidade, além de ter acesso visual à geração de energia mais limpa possível e integrada a um moderno design. “Com a novidade, o shopping também se destaca por seguir os conceitos do retrofit, voltados para modernizar e revitalizar espaços de acordo com novas tecnologias e tendências”, acrescenta. Foram aplicados 125 m² de SUNEW FLEX no teto de vidro que cobre o terceiro piso do shopping, o maior da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.