SIL Fios e Cabos Elétricos celebra 50 anos de história

Seja no século passado ou atualmente, a determinação e o olhar estratégico para os negócios seguem como atributos constantemente perseguidos para o sucesso de uma empresa. Foram justamente essas características que motivaram o Sr. Silvio Barone (in memorian), um lojista do segmento de materiais elétricos da capital paulista e da Grande São Paulo, a investir suas economias em uma pequena fábrica, e assim, começar a produzir fios e cabos elétricos.

Em 1974, a SIL Fios e Cabos Elétricos nasceu em uma pequena instalação, no bairro do Tatuapé, na cidade de São Paulo, e a partir daí não parou mais: à medida que ampliava sua presença, expandia sua produção e o reconhecimento que a tornou referência em fios e cabos elétricos de baixa tensão. “Este legado é fruto de muito trabalho, e do nosso compromisso em oferecer produtos com qualidade certificada. Investimos em tecnologia e renovamos o parque industrial para corresponder com as expectativas. Por isso, a SIL é uma marca reconhecida por sua credibilidade no mercado nacional”, afirma Silvio Barone Júnior, filho do fundador e presidente à frente da empresa que ocupa uma área de 30 mil m², no município de Guarulhos (SP), com seu moderno Centro Industrial e Administrativo.

A SIL Fios e Cabos Elétricos atua na produção e comercialização de Fios e Cabos Elétricos de baixa tensão desde 1974. Em 2023, a empresa foi laureada com o prêmio Anamaco – Master (categoria Fios e Cabos), ABREME (categoria ouro em 2023) em fios e cabos elétricos, Top of Mind e Melhor Produto do Ano pelo Grupo Revenda.

Credibilidade e liderança no mercado

A posição consolidada da SIL Fios e Cabos Elétricos é fruto do comprometimento que a norteia desde 1974: produzir soluções com a mais alta eficácia. Para tanto, investe constantemente em tecnologia de ponta como resposta à sua responsabilidade de produzir linhas totalmente amparadas pelas normas – ponto que assegura a excelente performance nas instalações elétricas, como a preocupação com a segurança das pessoas e das edificações. “Essa é a tecla que reiteramos desde sempre, pois como produtores, jamais podemos ser responsáveis por riscos de pequeno, médio ou grande porte”, diz Pedro Morelli, gerente Comercial e de Marketing da empresa.

Dessa forma, a modernidade no parque fabril é determinada pela frequente aquisição de novos maquinários que tanto asseguram as performances de excelência e o aumento da capacidade produtiva. Todo esse empenho fez da SIL a marca mais premiada do mercado, uma vez que as diversas associações do meio atestam a credibilidade dos fios e cabos elétricos. Essas láureas outorgam a confiança dos consumidores, lojistas e principalmente dos profissionais eletricistas, que elegem a SIL como a marca preferida.

Mudanças, tecnologias e certificações

Os cabos flexíveis produzidos pela empresa, utilizando cobre com o mais alto grau de pureza, bem como do composto isolante, de longe não se assemelham aos condutores sólidos utilizados nas edificações construídas entre as décadas de 1950 e 1980. “Nesses períodos, eram comercializadas as versões rígidas que dificultavam o manuseio e o trabalho dos profissionais de eletricidade, sem contar que as propriedades desses fios e cabos deixavam a desejar”, explica Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL. “Por isso salientamos que as instalações dessas épocas precisam de renovação, pois os materiais empregados antigamente não atendem e não asseguram os parâmetros requisitados pelas normas brasileiras”, complementa.

Ainda sobre a preocupação com os indicadores normativos, além das referências ditadas pela NBR, anualmente a SIL atesta os produtos com uma das mais renomadas certificadoras do mundo, como a TÜV Rheinland, instituição de origem alemã.

A ‘receita’ da SIL

Para guiar seus processos, a empresa destina constantes investimentos para a manutenção do seu Departamento de Engenharia de Produto e Qualidade, formado por profissionais de carreira e sempre atualizados no que diz respeito às tendências nacionais e internacionais. A equipe projeta e constrói soluções para atender as necessidades da SIL Fios e Cabos Elétricos, numa busca constante da melhoria dos resultados em processos fabris.

As matérias-primas empregadas são adquiridas de fornecedores especializados e a transformação do cobre e do composto isolante específico para cada produto faz com que a SIL fabrique todas as suas linhas, incluindo o produto número 1 do mercado: o Cabo FlexSil 750 V.

A conscientização e educação do mercado

A SIL entende que a reputação construída nesses 50 anos é responsável pelo respaldo que o mercado tem sobre a origem dos insumos e a forma fidedigna que produz cada linha e sessão nominal dos cabos. Essa combinação é determinante para resguardar a integridade dos projetos de instalação elétrica e, por isso, a empresa segue trabalhando a conscientização sobre a problemática dos cabos conhecidos popularmente como “desbitolados”.

Além dos treinamentos que realiza, a empresa faz a comprovação por meio do Teste de Sobrecarga, que demonstra a diferença entre um cabo produzido pela SIL e outro fora de norma. “O objetivo é que a cadeia da construção, como um todo, entenda que o barato tende a sair caro. Fios com menos cobre podem causar grandes consequências em curto ou médio prazo”, diz Nelson Volyk. Durante a simulação, uma corrente elétrica muito alta passa pelos dois cabos e em uma ligação em série, onde a corrente é a mesma para ambos, a empresa comprova que seus produtos performam de acordo com a norma: seu cabo aquece, mas seu isolamento não se altera, enquanto o desbitolado registra uma elevação de temperatura a ponto de o material isolante derreter. 

Negligenciar as propriedades corretas resulta em aumento da conta energia elétrica, que pode chegar facilmente ao patamar de 30% a mais no consumo mensal.  Em muitos casos, também ocorre o curto-circuito que desarma o disjuntor, mas dependendo das condições do local, o emprego de materiais fora do padrão incorre em incêndio e choques elétricos. “Nosso esforço e motivação para executar todas essas questões é descomunal e não jamais deixará de ser o nosso Norte para a qualidade total”, pontua o gerente de engenharia.

Uma gama e expansão no mercado de energia solar

Nesse meio século de história, a SIL sempre esteve em uma posição de relevância em função da robustez do seu portfólio. Junto com a família FlexSil e o Flexível AtoxSil, estão incluídas as linhas Flexível Silnax, Cabo de Controle, entre outros. 

Alinhada com o avanço da energia solar fotovoltaica, que segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), se tornou a segunda fonte mais utilizada no Brasil em 2023, a SIL Fios e Cabos Elétricos tem trabalhado intensamente com o Cabo AtoxSil Solar. “Com nossas previsões para essa realidade, já estávamos preparados para o fornecimento dos fios que atendem as especificidades desse tipo de instalação e estamos aumentando nosso volume de fornecimento para esse segmento”, declara Pedro Morelli. Todavia, o alinhamento da SIL com essa fatia do mercado não para por aí e está preparando novidades para 2024.

Com um 2023 positivo, as bases fortes e a liderança da SIL acompanham as expectativas promissoras e são acompanhadas pelas perspectivas de novas construções e reformas. “Como a parte elétrica faz parte do fim da obra, existe um consumo represado que certamente alcançaremos. Certas regiões do país parecem um canteiro de obras, sem contar o grande volume de instalações elétricas que precisam de atualização”, declara o gerente comercial e de marketing da empresa.

Sustentabilidade no radar

Por meio de seu compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade, a empresa lançou, durante a FEICON 2024, o Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V. Desenvolvido com composto isolante de última geração, a novidade usa polietileno verde e marca um avanço significativo na busca por soluções ecologicamente responsáveis na indústria de produtos elétricos.

O Cabo Flexível AtoxSil Eco 750 V é o resultado de extensas pesquisas e desenvolvimento focados em oferecer não apenas um produto de qualidade superior, mas também um impacto ambiental reduzido. O polietileno verde, obtido a partir de fontes renováveis, é uma alternativa sustentável aos materiais convencionais, sem comprometer a qualidade ou a segurança dos cabos.

O AtoxSil Eco 750 V possui uma isolação de composto termoplástico não halogenado (LSHF/A), com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos em caso de incêndio. Mas a principal diferença desse composto é o biopolietileno produzido a partir da cana de açúcar, ou seja, trata-se um produto vegetal, popularmente chamado de plástico verde, que usa fonte renovável para sua fabricação. Ele também é 100 % reciclável após o descarte e perfeito para originar outras aplicações. 

A relação tão próxima com o futebol

Há mais de vinte anos a empresa participa e investe ativamente no esporte que é a paixão nacional: “O esporte é fundamental para criamos um relacionamento sincero com o nosso consumidor. Nós vestimos a camisa. Entramos em campo ao lado dos jogadores e junto da torcida para participar deste grandioso espetáculo. Também enxergamos que patrocinar o futebol seja imprescindível à consolidação da marca, uma maneira de atingir novos públicos e fazer com que a SIL seja presente na vida das pessoas”, enfatiza Silvio Barone Junior. Nesse período, a SIL Fios e Cabos Elétricos já investiu para a sua presença em campeonatos e times de expressão nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História