Sustentabilidade em hotéis
A Meliá Hotels International, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, continua avançando em seu objetivo de se posicionar como referência em responsabilidade social e sustentabilidade em seu setor.
Esse objetivo abrange desde os aspectos mais tangíveis do negócio, como estratégia tributária ou Governança Corporativa, até aspectos intangíveis, como gerenciamento de riscos, relacionamento com grupos de interesse, ética, gestão ambiental, direitos humanos, entre muitos outros.
Essa estratégia de negócio responsável, promovida pelo vice-presidente executivo, Gabriel Escarrer, e por toda a equipe de gestão, foi reconhecida pela prestigiada RobecoSAM, agência especializada em investimentos sustentáveis no mundo. De acordo com a agência, a Meliá é a terceira melhor empresa em escala global no setor “Hotéis, resorts e cruzeiros”, e a segunda mais bem avaliada na Europa, atrás apenas de gigantes do setor, como Intercontinental e Hilton.
Na avaliação da RobecoSAM, as empresas respondem anualmente um extenso questionário, sobre questões como sistemas de governança corporativa, estratégia de mudanças climáticas ou gestão de talentos, que determinam seu nível de desempenho de sustentabilidade. As perguntas são agrupadas em três grandes dimensões: econômica, ambiental e social. A Meliá foi a primeira nas dimensões econômica e ambiental, onde obteve pontuação máxima. Essas dimensões, por sua vez, são divididas em 20 critérios, nos quais a Meliá liderou pontuações em: Gestão de Crise e Riscos, Estratégia Fiscal, Relatório Ambiental e Ecoeficiência Energética.
Segundo o vice-presidente e CEO da Meliá, Gabriel Escarrer, as empresas de turismo têm um papel fundamental para promover a sustentabilidade do planeta, graças ao seu peso no desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos destinos e sua influência em múltiplos grupos de interesse. “Na Meliá, como empresa de origem e valores familiares, temos um forte compromisso sustentável em nível humano, estratégico e operacional”, afirma.
A posição nesse ranking deve ser ratificada a cada ano, de forma que constantes progressos sejam alcançados na área da sustentabilidade. É um fator muito influente, tanto na reputação global das empresas, quanto na sua elegibilidade pelos investidores, que cada vez mais concedem maior relevância a fatores não financeiros das empresas.
Sobre a Meliá Hotels International – Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International – que completou 60 anos em 2016 – é uma das maiores empresas de hotelaria do mundo e líder absoluta na Espanha. A Companhia conta atualmente com mais de 370 hotéis, abertos e em processo de abertura, em 43 países em 4 continentes sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, TRYP by Wyndham e Sol Hotels.
O foco estratégico na expansão internacional transformou a rede na primeira empresa hoteleira espanhola que opera na China, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes, mantendo sua liderança em mercados tradicionais como Europa, América Latina e Caribe. Além disso, destaca-se por seu diversificado modelo de negócios (uma das principais hoteleiras gestoras do mundo), seu crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e suas apostas no turismo responsável. Como resultado, a Meliá Hotels International é a companhia espanhola com melhor reputação corporativa (Ranking Merco) e uma das mais atraentes para trabalhar em nível mundial. Na imagem, o Meliá Serengeti Lodge (Tanzânia), empreendimento com foco 100% sustentável.