Tendência mundial, armazenamento em baterias chega ao Brasil

Tanto em âmbito global como no mercado brasileiro, o cenário para a energia solar fotovoltaica é bastante promissor, e, consequentemente, tem atraído investimentos e motivado a expansão das empresas que nele atua. Prova disso, é que a empresa líder em soluções de energia solar e armazenamento, a multinacional chinesa SolaX Power, tem atuado para expandir sua atuação no mercado brasileiro. Nesse cenário, a empresa acaba de fechar parceria com a distribuidora de equipamentos fotovoltaicos CorSolar, que integra o Grupo Melo Cordeiro, um dos maiores conglomerados de distribuição de energia solar no Brasil.

Essa parceria potencializa a estratégia de expansão da SolaX Power no mercado brasileiro, que busca fazer com que o armazenamento de energia solar fotovoltaica em baterias se torne uma realidade acessível em todo o País.

“O armazenamento é um sistema eficiente e traz segurança, já que permite ao cliente guardar sua produção de energia e, assim, não há preocupação com o desabastecimento em caso de apagões ou com o reajuste das contas. Portanto, concretizar a parceria com uma empresa integrante de um grupo tão reconhecido no mercado nacional, é uma possibilidade de trazer nossa credibilidade mundial para o consumidor brasileiro”, enfatiza o diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Gilberto Camargos (foto).

Gilberto Camargos
Diretor-executivo da SolaX Power no Brasil

A parceria entre as empresas surgiu da demanda de armazenamento de energia solar no Brasil, realidade já observada em outros países. “Essa é uma tendência que já começou lá fora, motivada pela inviabilidade de continuar injetando energia na rede. Isso, consequentemente, impulsiona novas possibilidades, como o armazenamento da energia solar em baterias. E como o Grupo é uma empresa sólida, escolhemos um parceiro que também segue esta solidez, que estará conosco daqui a 20, 30 anos e será nosso principal parceiro no armazenamento de energia”, garante o CEO da CorSolar, Bruno Motteran Costa Reis.

A CorSolar integra um grupo que faturou R$ 4 bilhões em 2022. “A empresa veio para completar o Grupo Melo Cordeiro e toda a cadeia de distribuição. Por isso, este ano, esperamos dobrar ou triplicar a unidade de negócios da CorSolar”, adianta o CEO.

Mercado em expansão

De acordo com a Mordor Intelligence, a previsão é de que o mercado brasileiro de energia solar cresça em mais de 23% durante o período de 2023 a 2028. “O Brasil ainda está engatinhando, há enormes possibilidades de ampliar este mercado – as instalações solares ainda não atingiram nem 3% das residências brasileiras”, adianta o CEO da CorSolar.

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