Um pioneiro para o futuro

Oskar Lapp (foto) foi um grande inventor e um empresário apaixonado. Junto com sua esposa Ursula Ida Lapp, ele fundou uma empresa com reputação global. O fundador do Grupo LAPP faria 100 anos em 20 de março de 2021. Suas invenções moldaram a tecnologia de conexão em todo o mundo até hoje. A família Lapp e os funcionários em todo o mundo fizeram uma homenagem a esta grande personalidade empreendedora, depositando uma coroa de flores no antigo cemitério de Stuttgart-Vaihingen, e realizando vários eventos comemorativos. 

Oskar Lapp

“Nosso pai ainda hoje é um modelo a ser seguido. A empresa LAPP não existiria sem Oskar Lapp. Continuamos o trabalho de sua vida com a mais profunda gratidão. O fato de a terceira geração ter assumido agora a gestão da LAPP o deixaria muito orgulhoso”, afirma Andreas Lapp, presidente do Conselho de Administração da LAPP Holding AG.

“Meu marido foi corajoso e Deus deu a ele muitos talentos”, diz Ursula Ida Lapp (90), sobre seu marido, que morreu em 25 de abril de 1987. Ele nasceu em 20 de março de 1921 em Benshausen, no leste da Alemanha, sendo um de quatro filhos da família de um artesão. Desde cedo mostrou um talento impressionante para as coisas técnicas e um espírito inventivo. Depois de deixar a ex-Alemanha Oriental, em meados da década de 1950, ele começou uma nova vida com sua família na Alemanha Ocidental.

Começar de novo foi difícil, pois ele havia deixado para trás tudo o que possuía, quando fugiu para o oeste. Oskar Lapp inicialmente trabalhou para a Harting, onde era responsável pela região do Sul da Alemanha. E suas ideias inovadoras também começaram a chamar a atenção. Por exemplo, ele desenvolveu o primeiro conector retangular industrial para a empresa. Graças a suas muitas reuniões com clientes, Oskar Lapp sabia exatamente o que os usuários precisavam. A conexão elétrica, em particular, era muito trabalhosa: os condutores dos cabos eram todos pretos ou cinzas, e os engenheiros elétricos tinham dificuldade em atribuir tais condutores às extremidades corretas durante a conexão. Isso exigia um processo complexo, conhecido como teste de continuidade. Oskar Lapp inventou um cabo flexível feito de condutores coloridos. Nasce o ÖLFLEX®, o primeiro cabo de alimentação e controle fabricado industrialmente – uma invenção que revolucionou a tecnologia de conexão. Foi inovador também de uma outra maneira: Oskar Lapp foi o primeiro empresário a dar uma marca para um produto industrial. Hoje, a marca ÖLFLEX® ainda representa cabos de controle excepcionalmente resistentes a óleo e flexíveis em todo o mundo.

Em 1959, os Lapp’s fundaram sua empresa, com a ajuda de um empréstimo bancário de 50.000 marcos. Como Oskar Lapp ainda estava empregado na Harting, Ursula Ida Lapp foi inscrita no registro comercial como fundadora da empresa. O nome da empresa foi criado na mesa da cozinha: U.I. LAPP KG – U.I. é o acrônimo de Ursula Ida. Como acontece com tantas start-ups hoje em dia, os negócios dos Lapp’s começaram na garagem de sua casa em Stuttgart-Vaihingen. Oskar Lapp cuidava das vendas, enquanto Ursula Ida Lapp cuidava da contabilidade, pedidos e logística, trabalhando de sua casa, enquanto cuidava de seus filhos pequenos.

Com o ÖLFLEX®, Oskar Lapp estabeleceu padrões de qualidade que ainda hoje são aplicáveis em todo o mundo na produção de cabos. Ele estava até oferecendo cabos pré-montados “chicotes elétricos” prontos com até 130 vias coloridas. A demanda era enorme. A LAPP também foi um dos primeiros fornecedores a oferecer e cortar os cabos nos comprimentos demandados pelo cliente. O ÖLFLEX® era o produto certo na hora certa, e as vendas cresceram rapidamente. Posteriormente, os sistemas de transmissão de dados UNITRONIC®, os cabos de fibra óptica HITRONIC®, os prensa-cabos SKINTOP®, os sistemas de proteção de cabos SILVYN®, os conectores industriais EPIC®, os sistemas de transmissão de dados ETHERLINE® para tecnologia ETHERNET e os sistemas de marcação FLEXIMARK® foram adicionados.

Em 1963, a empresa abriu a primeira fábrica própria para produzir os cabos ÖLFLEX®. Em 1965, a empresa mudou-se da casa da família em Stuttgart-Vaihingen para Schulze-Delitzsch-Straße, onde está sediada até hoje. Oskar Lapp sempre se comprometeu a estabelecer relações comerciais internacionais e amizades no Ocidente. Ele encontrou seus primeiros parceiros de vendas na Suíça e Israel em 1960. Oskar Lapp fundou a primeira subsidiária internacional da LAPP nos EUA em 1976.

Ao mesmo tempo, ele posicionou sua empresa como um provedor de soluções em tecnologia de conexão e este princípio permanece uma fórmula de sucesso até hoje.

“Nosso pai conduziu nossa empresa ao sucesso com muito trabalho e ambição e com uma visão clara do que é realmente importante. Ele exibiu persistência, espírito empreendedor e inovação, e isso ainda faz parte do DNA da LAPP hoje”, disse Siegbert Lapp, presidente do Conselho de Supervisão da LAPP Holding AG.

Quando Oskar Lapp morreu em 1987, sua esposa Ursula Ida Lapp e seus dois filhos Siegbert e Andreas Lapp assumiram a direção da empresa. No final da década de 90, a viúva de Oskar Lapp entregou as operações do dia a dia aos filhos. Sob a sua égide, tem havido maior internacionalização e foco em soluções. Hoje, a LAPP é um dos fornecedores líderes de soluções integradas e produtos com marca própria na área de cabos e tecnologia de conexão. A LAPP emprega atualmente aproximadamente 4.575 pessoas em todo o mundo. Tem 20 unidades de produção e cerca de 43 empresas de vendas. Também trabalha em cooperação com cerca de 100 representantes internacionais.

Andreas Lapp é atualmente presidente do Conselho da Holding Global, a LAPP Holding AG, enquanto seu irmão Siegbert E. Lapp é presidente do Conselho Fiscal. Ursula Ida Lapp é Presidente Honorária do Conselho Fiscal e está presente em eventos importantes da empresa. Além disso, os dois netos já assumiram responsabilidades dentro da empresa. Matthias Lapp assumiu o cargo de CEO para a Europa, incluindo América do Sul, África e Oriente Médio em 2017. Alexander Lapp é responsável pela digitalização e pelo e-business na holding.

Em memória de Oskar Lapp, a família fundadora criou a Fundação Oskar Lapp em 1992, que fornece incentivos a jovens cientistas para engajá-los efetivamente na pesquisa cardiovascular. O Prêmio Oskar Lapp de Pesquisa, no valor de 12.000 euros, é concedido anualmente, enquanto o prêmio Oskar Lapp Grant, que fornece até 20.000 euros para equipamentos, é concedido a cada dois anos.

2 comentários em “Um pioneiro para o futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.