Voith investe em autogeração de energia solar

A Voith Paper, por meio de sua divisão FRS, anuncia um marco significativo em sua busca por sustentabilidade e uso responsável de recursos. À procura de uma matriz energética mais limpa e renovável, a empresa tem investido na autogeração de energia solar em suas unidades de Mucuri, na Bahia, e Ponta Grossa, no Paraná.

A divisão de serviços demonstra, assim, seu compromisso ativo com metas globais de sustentabilidade, alinhando-se à visão da Voith Paper e do Grupo Voith para uma transição efetiva para fontes de energia renovável. A introdução de painéis fotovoltaicos nas unidades de Ponta Grossa e Mucuri é parte de uma série de iniciativas ambientais desenvolvidas pela companhia.

Esion Santos e Rubens de Oliveira, gerentes de Serviços da FRS, destacam a importância dessa transição. “Essa proposta foi validada por nossa divisão de negócios junto à matriz em 2022, quando iniciamos a fase de estudos e análises. Agora, ela se soma a outras iniciativas sustentáveis da Voith Paper, que visam o uso combinado de energias verdes em nossas operações”, comentam.

Em Mucuri, o sistema de geração própria de energia solar já está em operação desde julho deste ano. A unidade de Ponta Grossa também está prestes a iniciar sua autogeração, marcando um avanço significativo no uso de fontes renováveis para o consumo energético local. Ambas as instalações são equipadas com sistemas de monitoramento on-line em tempo real da produção energética, permitindo estimativas promissoras de ecoeficiência, por meio de reduções no custo da energia hidrelétrica consumida localmente:

Mais sustentabilidade com energia autogerada, a partir de fontes renováveis

* Informações extraídas do Relatório de Sustentabilidade 2022

  • A Voith tem adotado iniciativas de geração própria de energia em várias localidades. A energia hidrelétrica, como fonte flexível e estabilizadora da rede de fornecimento, permite a integração com energias eólica e solar;
     
  • A autogeração de energia solar já tem sido implementada em unidades do Grupo na Alemanha (Kiel, Rutesheim e Mönchenglad-bach) e na Índia (Noida);
     
  • No ano de 2022, a Voith gerou globalmente 8,3 GWh de eletricidade a partir de fontes solar e hidrelétrica. A meta é aumentar para 16 GWh/ano até o final do ano fiscal 2026/27;
     
  • A Voith Paper planeja autogerar 1,8 GWh/ano adicionais de eletricidade globalmente, por meio da instalação de sistemas fotovoltaicos;
     
  • Projetos de geração de energia solar estão em planejamento em várias unidades da Voith, incluindo São Paulo, Düren e Weißenborn (Alemanha), Tolosa (Espanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Hyderabad e Vadodara (Índia) e Xangai (China).

Com esses avanços em direção à autossuficiência energética e à adoção de fontes de energia renovável, o Grupo Voith reafirma seu compromisso com um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.