Feicon Batimat chega à 25ª edição
A Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, chega à sua 25ª edição incorporando novidades em geração de negócios, inovação, networking e conteúdo. Com foco especial no varejo da construção, que representa 65% dos visitantes, a Feicon Batimat aposta na representatividade do segmento para levar ao participante do evento experiências imersivas que contribuam com o crescimento da construção. A próxima edição da mostra acontece entre 9 e 12 de abril de 2019, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.
Segundo dados da Anamaco, o varejo de material de construção encerrou o ano de 2018 com crescimento de 6,5% sobre o ano passado – e um faturamento recorde de R$ 122 bilhões. “A missão da Feicon Batimat para esta 25ª edição é fazer com que o visitante e o expositor possam projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo da construção de forma a contribuir para a retomada do crescimento“, explica Gustavo Binardi, diretor da Feicon Batimat. Ainda de acordo com o levantamento da Anamaco, metade dos 530 lojistas entrevistados pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses.
Para Claudio Conz, presidente da Anamaco, com 25 edições a Feicon Batimat se tornou um importante motor de desenvolvimento do setor da construção no Brasil e a cada ano inova e se reinventa. “Nossos estudos indicam que as lojas que visitaram a última edição foram em busca de novos produtos. Em 2019 será ainda mais intensa a procura junto aos mais de 700 expositores que complementem o mix das lojas. Vamos juntos projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo na 25ª Feicon Batimat“, destaca Conz.
O dirigente prevê crescimento de 8,5% para o varejo da construção este ano em comparação com 2018. “Em nossos diálogos com os candidatos à Presidência da República, ambos enfatizaram as questões de investimentos em habitações e infraestruturas, colaborando positivamente para o crescimento da economia e diminuindo o desemprego, impactando diretamente o nosso setor”, afirma o presidente da Anamaco.
Não é só o varejo da construção que está otimista com a retomada do crescimento. Segundo levantamento da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), o segmento apresentou, em 2018, crescimento de 1,2% em relação a 2017, após três anos de queda no faturamento deflacionado.
De
acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a 25ª Feicon Batimat
deve se consolidar como o principal encontro cross-setorial
de materiais de construção, fortalecendo ainda mais este importante setor da
economia brasileira. “Indústria, varejo, construtoras, projetistas,
dentre outros atores poderão se encontrar, interagir e promover
relacionamentos, negócios e discussões construtivas envolvendo inovações“,
explica Navarro.
A próxima edição da Feicon
Batimat continuará com a planta setorizada em quatro macrosetores
(acabamentos, estruturas, instalações e externos), porém a organização tem
direcionado esforços para aprimorar cada vez mais a experiência do visitante e
expositor. “Nossas pesquisas mostram que ao dividirmos o pavilhão em
macrosetores a vivência do visitante e expositor tem sido positiva, favorecendo
networking, troca de conhecimento e ampliação dos negócios. Por esse motivo
continuamos com o mesmo formato, mas sempre aprimorando a experiência“,
afirma Binardi.