Ambiente instagramável nas festas juninas
As festas juninas são uma tradição popular em muitos lugares do Brasil, com danças típicas, comidas deliciosas e uma decoração colorida e vibrante. A iluminação é um elemento importante para criar um ambiente acolhedor e festivo, mas deve ser planejada com responsabilidade e antecedência para prever os produtos necessários e oferecer segurança aos participantes.
Os refletores de LED estão entre os produtos mais utilizados nas festas juninas, pois oferecem menor consumo de energia elétrica e luz intensa e uniforme. Servem para a composição de ambientes personalizados, com pontos focais ou efeitos de luz que destacam objetos específicos, como bandeirinhas, fogueiras ou mesas de comida, e também para criar cenários diferenciados e espaços instagramáveis para as pessoas que gostam de fazer fotos e vídeos.
“Os refletores de LED ajudam a criar uma atmosfera mais festiva em jardins, fachadas, salões de festas, espaços comerciais e públicos e decoração geral das festas juninas. Nas lojas, é possível encontrar modelos com potências e temperaturas de cor variáveis e também com luz verde. O importante é escolher cores que combinem com a decoração e não prejudiquem a visibilidade e a segurança dos participantes”, informa André de Lima, diretor-executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.
Dicas importantes para a segurança dos participantes
A instalação de refletores de LED pode ser no chão ou em paredes e o serviço deve ser realizado por um profissional qualificado da área de elétrica, que seguirá as instruções de instalação do fabricante para garantir uma iluminação adequada e segura aos participantes. A Tramontina lista outros cuidados essenciais para compor um ambiente diferenciado e garantir a segurança da instalação, evitando riscos de curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios:
1. Certifique-se de que a instalação elétrica está conforme as normas de segurança;
2. Utilize refletores de LED resistentes a água: prefira modelos que possuem válvula de alívio, que evita a condensação de umidade no interior da peça, garantindo maior vida útil e a integridade do grau de proteção;
3. Posicione os refletores de forma estratégica: é importante posicionar os refletores de LED corretamente para evitar ofuscamento e reflexos excessivos, que podem prejudicar a visibilidade e a segurança dos participantes. Além disso, evite a exposição direta dos refletores às pessoas, pois isso pode causar danos à saúde visual;
4. Evite sobrecarregar a instalação elétrica: não conecte mais refletores do que a capacidade da instalação elétrica suporta;
5. Desligue os refletores após o evento: após a conclusão do evento, é importante desligar todos os refletores e desconectar a energia elétrica. Isso reduz o risco de acidentes e economiza energia.