Destinação de lâmpadas fluorescentes usadas

Se você é consumidor doméstico já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes, depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Créditos: Adobe Stock

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) disponibiliza pontos de coleta em 136 cidades no Estado de São Paulo, a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial.

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Recentemente a Reciclus alcançou 1,3 milhão de kg de lâmpadas pós-uso coletados em todo o País, sendo que as 10 cidades paulistas que mais coletaram lâmpadas fluorescentes usadas nos pontos de coleta Reciclus, desde 2017, foram: São Paulo (Capital), São Bernardo do Campo, Sorocaba, Santo André, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Franca, Guarulhos e Santos. Para saber o ponto de coleta mais próximo basta acessar: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

2 comentários em “Destinação de lâmpadas fluorescentes usadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.