Luminárias de LED e sistemas de automação são tendências
Quando pensamos numa reforma ou construção, a iluminação é uma das etapas cruciais para deixar o ambiente harmonioso e apropriado para o trabalho ou descanso. Há vários tipos de iluminação para escolher, mas as luminárias com lâmpadas de filamento LED continuam em alta e são a grande escolha dos arquitetos para projetos residenciais e comerciais.
“A iluminação minimalista é uma tendência que segue forte nos projetos luminotécnicos. São luminárias modernas, que envolvem formas geométricas e permitem a conexão entre a decoração e o ambiente”, disse Eliane Vieira, gerente comercial da ANDRA Materiais Elétricos em São José dos Campos.
Entre os produtos mais pedidos estão os perfis em LED (luz direta e indireta) – fita fixada em um perfil de alumínio e fechada com acabamento acrílico. Além de ser um material bastante versátil, que pode ser usado em forros, paredes e cabeceiras, também deixa o ambiente mais elegante. Têm ainda as fitas LED, que podem ser instaladas em cortineiros, sancas e móveis, como cabeceiras de cama.
“Na ANDRA recebemos muitos projetos luminotécnicos residenciais e comerciais com indicação de perfil em LED, além de spots e pendentes decorativos. A procura por esses materiais é muito grande”, complementa.
Preocupação com a sustentabilidade
Outra tendência forte é a iluminação inteligente que, além de deixar o local mais sofisticado, seja um cômodo da casa ou escritório, também tem um viés sustentável. “São interruptores, módulos e bocais inteligentes que permitem automatizar a iluminação de todo ambiente”, disse.
De acordo com a especialista, os sistemas de automação geram mais economia de energia, sustentabilidade e segurança. “É possível criar cenários através de aplicativos de celular e controlar a luminosidade. Assim, as pessoas não esquecem as luzes acesas. Esses dispositivos servem tanto para iluminação residencial quanto para comercial”, explica.
Hoje existem diversos aparelhos que permitem regular a intensidade de iluminação, ligar e desligar a luz e até mesmo mudar a cor da lâmpada, por meio de dispositivos como Alexa, dimmer (dispositivo que serve para controle de luminosidade de lâmpadas), além de interruptores inteligentes, que são os aplicativos que ligam e desligam a luz pelo celular.
Como escolher a iluminação para casa ou escritório?
Segundo a especialista, existem três tipos de iluminação:
- Direta: a luz foca em algum objeto ou espaço em destaque; os spots cumprem esta função;
- Indireta: a fonte de luz fica escondida e espalha-se por todo ambiente, parede, teto;
- Difusa: a luz é distribuída através de difusor de acrílico, policarbonato ou vidro que serve para suavizar a luz, deixando-a com menor intensidade e brilho.
Atendimento especializado
Os arquitetos são um dos principais públicos que a ANDRA atende. A empresa é parceira da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de São José dos Campos e realiza diversos eventos e treinamentos para esses profissionais junto com fornecedores da loja.
As lojas da ANDRA contam com uma variedade de materiais elétricos como fios, cabos, itens para infraestrutura, interruptores e tomadas, além de iluminação. Ao todo, são 15 unidades espalhadas entre as cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Guarulhos, Curitiba, São José dos Pinhais e Joinville.
Só na rua Santa Ifigênia, são cinco lojas. Uma delas é focada na parte de iluminação, e conta com um showroom exclusivo para exposição de luminárias e lustres. A empresa tem parceria com os melhores fornecedores do mercado, incluindo Newline, Studioluce e Bella Iluminação.
Gostaria de Receber o catálogo da Andra e se possivel uma parceria de vendas
Mais detalhes sobre os assuntos exposto.
Automação industrial mais detalhes, e luminárias led para iluminação de ruas.