Como explorar as cores do ano
“Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey” – tons vivos de amarelo e cinza – são as cores Pantone do ano, conforme anunciado recentemente pelo Pantone Color Institute, principal autoridade em cores no mundo.
Segundo o Instituto, 80% da experiência humana é filtrada através dos olhos, demonstrando a importância do tema. Vale destacar que a Cor do Ano Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, além de embalagens de produtos e design gráfico.
A união das cores escolhidas para 2021 traz a mensagem de força e esperança, sentimentos tão requisitados para os dias atuais. O uso dessa combinação permite a criação de projetos arquitetônicos com personalidade e elegância. Enquanto o Illuminating Yellow proporciona energia e positividade, o Ultimate Grey traz sobriedade ao ambiente, proporcionando boas sensações.
Composição harmônica com interruptores
As placas, interruptores e tomadas são elementos que ajudam a compor a ambientação, deixando todo o contexto harmônico. Valorizar esses itens funcionais e indispensáveis, seja integrando-os totalmente às cores das paredes ou destacando-os como pontos que combinem com outras cores usadas na decoração, é fundamental para projetos residenciais ou comerciais.
As linhas de interruptores Giz e Liz, oferecidas pela fábrica de materiais elétricos da Tramontina, contemplam cores que podem compor de forma harmônica com as cores do ano, como as opções fendi, grafite e branco. A empresa traz dicas interessantes, confira:
-É possível fazer composições diversas com objetos de decoração utilizando a Illuminating Yellow e trazendo mais sobriedade para os móveis, paredes e interruptores com o uso da Ultimate Grey. Essa estratégia permite, inclusive, o uso de novos objetos de decoração, deixando a casa mais aconchegante e do jeito que você gosta, tendo a flexibilidade de mudar quando quiser.
-Outra dica é pensar em peças atemporais. Interruptores com linhas retas e design moderno e minimalista permitirão que as combinações com o restante do projeto estejam sempre em sintonia.
-Pensar em placas que possam ser trocadas com facilidade é sempre uma boa escolha, pois não será necessário envolver terceiros para a troca, bastando apenas destacar a placa atual e ajustar a nova.
-Usar a cor Ultimate Grey nas paredes permite composições diversas com outras cores, mas se não quiser errar, pode apostar em interruptores com as cores grafite, fendi e branco.
-As cores Ultimate Grey e Illuminating Yellow não precisam estar juntas em um mesmo projeto. É possível usar apenas uma delas, contrastando com outras combinações. Por exemplo, usar a Ultimate Grey com tons de rosa e Illuminating Yellow com tons de azul personifica ainda mais as escolhas. Outra opção é manter as mesmas cartelas de cores, mas variando as nuances.
Em seus desenvolvimentos, a fábrica de materiais elétricos da Tramontina se preocupa em oferecer soluções que atendam as tendências e desejos dos consumidores e que sejam práticas, como as linhas modulares, que facilitam a alteração de placas com diferentes designs ou cores sem a necessidade de novas instalações.