Cuidados na aquisição de plugues e tomadas industriais

Quando se tratam de instalações elétricas, segurança é fundamental e depende de produtos de qualidade e projetos corretamente dimensionados para cada necessidade, especialmente em ambientes industriais, que exigem itens mais resistentes e configurações ainda mais precisas.

Na hora de adquirir materiais elétricos, profissionais instaladores, engenheiros, eletricistas e projetistas devem se atentar para aspectos importantes, dentro e fora das paredes. Não só fios e cabos são responsáveis para o bom desempenho das instalações, mas os plugues e tomadas que ligam equipamentos à energia elétrica são fundamentais para evitar sobrecargas e acidentes.

A fábrica de materiais elétricos da Tramontina, que tem uma linha de Plugues e Tomadas Industriais, composta de plugues móveis, tomadas de acoplamento, tomadas de embutir e de sobrepor, dá algumas recomendações para a escolha mais adequada desses componentes.

-Qualidade: Antes de mais nada, deve-se optar por marcas que atendam às normas vigentes – norma IEC 60309 -, como a Tramontina, que garantem a segurança e o bom funcionamento dos produtos e equipamentos, além de serem compatíveis com itens complementares disponíveis no mercado, facilitando a manutenção e substituição de peças.

-Segurança e funcionalidade: As diferentes áreas produtivas podem estar sujeitas a fatores agressivos, como intempéries, poeira, resíduos e altas temperaturas, e as instalações elétricas podem estar em locais abrigados ou expostos. Por isso, os plugues e tomadas industriais precisam oferecer proteção contra esses fatores para que o desempenho dos produtos seja satisfatório. Os da Tramontina possuem proteção contra respingos de água e partículas superiores a 1 mm e são confeccionados de termoplástico de engenharia com propriedades isolantes e autoextinguível, que evitam a propagação de chamas. Têm partes metálicas protegidas contra corrosão, grau de proteção IP44 e pino terra fixado na posição 6h ou 9h (dependendo da tensão – 220V ou 380V), o que facilita o encaixe correto.

-Facilidades: As instalações nem sempre estão em locais de fácil acesso, por isso, é preferível o uso de modelos intercambiáveis, que tornam mais fácil a instalação e a manutenção. Os plugues móveis e as tomadas de acoplamento com sistema de fácil aplicação e desmontagem inteligente da Tramontina permitem a redução do tempo de instalação em 40%. O prensa-cabo é integrado e atende diferentes bitolas, podendo ser apertado com as mãos, sem o uso de ferramenta, enquanto o plugue leva uma marca indicativa do ponto certo de encaixe: para desmontá-lo basta um clique na trava de segurança. As tomadas de sobrepor da Tramontina contam, ainda, com parafusos internos colocados de forma que não seja necessário soltar o cabeçote para fazer a conexão dos fios.

As tomadas Tramontina estão disponíveis em tensões de 220 V a 250 V – identificadas pela cor azul – e de 380 V a 415 V – na cor vermelha -, em frequências de 50hz/60hz. Os plugues encontram-se em tensões 220V e 380V e toda a linha pode ser adquirida nos modelos 2P+T, 3P+T e 3P+N+T, com 16A e 32A. As tomadas de embutir, de sobrepor e de acoplamento possuem capa de proteção dos terminais de conexão.

2 comentários em “Cuidados na aquisição de plugues e tomadas industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.