ABB fornece sistema para navio de cruzeiro

A ABB firmou um contrato para fornecer um pacote integrado, incluindo dois sistemas de propulsão direcionáveis ​​Azipod®, para a construção do primeiro navio de cruzeiro chinês. Com grande expertise na tecnologia para esse tipo de embarcação, a ABB é o parceiro ideal para dar apoio a esse marco significativo na evolução do setor de construção naval da China. A embarcação, de 323 metros, com entrega prevista para 2023, pode acomodar 5 mil  passageiros e foi projetada para atender às demandas dos viajantes chineses, que devem ser 10 milhões até 2025, de acordo com o conselho industrial da Cruise Lines Association (CLIA).

“Com esse projeto, a China está fazendo grandes avanços na construção de navios de cruzeiro. Acreditamos que a chave do sucesso está em trabalhar estreitamente com parceiros experientes, e a escolha da ABB é baseada em seu incomparável know-how do mercado de navios de cruzeiros, bem como na capacidade e compreensão de executar projetos na China. Esperamos que essa cooperação entre a ABB e o estaleiro possa fornecer soluções e serviços de alto nível para a primeira embarcação de cruzeiro construída na China”, diz Gang Chen, gerente geral da Shanghai Waogaoqiao Shipbuilding Co., Ltd.

A ABB irá fornecer um pacote integrado para a embarcação, incluindo duas unidades Azipod®, que comprovadamente reduzem o consumo de combustível em até 15%, além de diminuir o ruído e a vibração, e capacidade de manobra de 360 ​​graus. O motor de acionamento do Azipod® está localizado em um casulo submerso, abaixo do casco do navio, e tem sido uma referência no setor em tecnologia de cruzeiro ecologicamente correta desde seu lançamento em 1990.

“Estamos realmente honrados em fazer parte desse projeto inovador, para o primeiro navio de cruzeiro construído na China”, diz Peter Terwiesch, presidente da divisão de automação industrial da ABB. “A ABB tem um histórico de longa data no fornecimento global de soluções elétricas, digitais e conectadas ao mercado de cruzeiros e, com nossa forte experiência local e soluções comprovadas, estamos comprometidos em dar suporte às atuais e futuras demandas de navios de cruzeiro da China”, completa Terwiesch.

O pacote também inclui um conceito completo de sistema elétrico de energia com geradores de eletricidade, quadros principais, transformadores de distribuição e um sistema de controle de propulsão para controlar as unidades Azipod® a partir da ponte de comando (passadiço). As unidades Azipod® podem ser totalmente integradas ao sistema elétrico e ao sistema de controle de propulsão para uma eficiência energética ideal. O sistema digital inclui recursos de diagnóstico remoto, que permitem a conectividade aos Centros ABB de Operação Colaborativa (ABB AbilityTM).  De uma forma geral, a tecnologia da ABB melhorará o desempenho do navio, e consequentemente o conforto dos passageiros, a eficiência de combustível e a redução de emissões.

A embarcação dará apoio ao crescente mercado de navios de cruzeiro chinês, que deve rivalizar com o dos Estados Unidos nas próximas décadas, de acordo com a China Cruise and Yacht Industry Association. Com o potencial do vasto mercado consumidor da China, bem como os rápidos desenvolvimentos na construção naval, espera-se que o país gere uma demanda significativa para viagens de cruzeiro na próxima década, se tornando uma potência nesse tipo de turismo.

À medida que o setor marítimo caminha para novas fontes de energia e operações autônomas, as tecnologias elétricas, digitais e conectadas da ABB estão redefinindo o futuro, trazendo novos níveis de confiabilidade, eficiência e sustentabilidade para o transporte marítimo na China e em todo o mundo.

A nova embarcação fará parte de uma frota de navios de cruzeiro construídos na China, operada pela CSSC Carnival Cruise Shipping Limited, uma joint venture entre a Carnival Corporation Plc e a China State Shipbuilding Corporation (CSSC). A Xangai Waigaoqiao é uma subsidiária integral da CSSC.

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