ABB lança novo serviço para área de mineração

A ABB lançou o ABB Ability™ Condition Monitoring for belts, um serviço digital avançado para permitir que a equipe de manutenção e operação das minas acompanhem a velocidade, desalinhamento, danos, espessura e desgaste, escorregamento e temperatura das correias transportadoras em tempo real, e assim antecipar ações de manutenção, evitando paradas não planejadas e melhorando a confiabilidade e o tempo de vida útil da correia.

Os danos da correia podem causar perdas de tempo consideráveis da produção em minas e plantas de processamento, que ainda se baseiam em inspeções físicas para determinar a condição das correias transportadoras. A nova solução ABB Ability™ Condition Monitoring for belts oferece uma visão geral da condição da correia por meio do monitoramento contínuo da saúde do ativo, gerando alarmes e alertas quando houver deterioração acentuada. Ao sair de uma abordagem de manutenção preventiva para a preditiva, os operadores podem evitar falhas custosas que possam ocorrer entre as inspeções físicas e a equipe local pode ser afastada de áreas de risco.

A tecnologia tem como base sensores instalados em pontos estratégicos da correia transportadora, especificamente projetados para suportar ambientes hostis, para monitorar as condições de saúde do ativo.

O ABB Ability™ Condition Monitoring for belts proporciona acesso a dashboards informativos. Análise de tendência de falha, alarmes de eventos, registro de dados e relatórios podem ser monitorados para uma ou múltiplas correias por meio de conexão remota, mensagem SMS e e-mail.

“O monitoramento em tempo real do desempenho da correia incentiva as ações corretivas necessárias antes de uma falha ou de um dano ainda mais severo”, disse Eduardo Botelho, Global Material Handling Service Product Manager, ABB. “Com a condição do equipamento sendo continuamente avaliada, os operadores podem planejar a manutenção necessária somente quando certos indicadores dão o sinal de que o equipamento está se deteriorando, e a probabilidade de falha está aumentando. Isso irá captar de forma consistente desalinhamento ou problemas de velocidade, muito antes de a falha ocorrer, e prever problemas como queda de material, desperdício de energia, desgaste excessivo da correia, ruptura ou incêndio.”

A solução pode atuar como uma opção independente ou pode ser integrada em qualquer outro sistema, sendo interoperável com ferramentas ou infraestrutura de manutenção existentes. Os KPIs podem ser customizados, com base em necessidades ou pontos críticos do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.