Aumenta procura por aquecedores solares de água

O aumento do valor das contas de luz, decorrente da crise hidroenergética, reflete-se no mercado de aquecedores solares de água, que propiciam significativa redução do consumo de eletricidade, pelo qual os chuveiros elétricos são responsáveis por 37% nas residências dos brasileiros. De janeiro a agosto deste ano, em relação a igual período de 2020, a produção industrial desses equipamentos, para atender ao aumento da demanda, cresceu entre 15% e 20%, revela a Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica).

Créditos: Shutterstock

Oscar de Mattos, presidente da entidade, explica que “os aquecedores solares de água são os mais indicados para essa função, trabalhando nível de eficiência altíssimo e possibilitando economizar até 40% da conta de luz e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda, comerciais, industriais e serviços”. São a alternativa mais eficaz para a redução expressiva do consumo nos chuveiros elétricos, que sobrecarregam muito o sistema no horário de ponta (entre 17 e 21 horas), representando mais de 7% de toda a eletricidade gasta no País e 37% da residencial, segundo dados do Balanço Energético Nacional da Empresa de Pesquisa Energética.

A tecnologia dos aquecedores solares de água está presente no Brasil há mais de 40 anos. É 100% nacional, gera empregos apenas no País e usa matérias-primas totalmente brasileiras. “Além disso, nosso parque fabril está preparado para atender a demandas bem mais elevadas, pois, em razão das recentes crises econômicas e paralisação dos programas habitacionais e de eficiência energética, sua ociosidade atual é de aproximadamente 55%”, ressalta Oscar de Mattos.

Além disso, cada novo chuveiro elétrico adicionado à rede custa um montante expressivo em infraestrutura. “Assim, o aquecedor solar constitui-se em importante, barata e fundamental solução para garantir a segurança energética, pois promove a eficiência, proporciona redução da emissão de gases de efeito estufa e, portanto, dos efeitos relativos às mudanças climáticas”, observa o presidente da Abrasol, concluindo: “A tecnologia também possibilita às famílias expressiva redução de custo nas contas de luz, otimizando o orçamento doméstico, o que é importante neste momento de dificuldades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.