Como funcionam os edifícios com o selo LEED

A certificação LEED para edifícios (sigla do inglês que significa líder em energia e design sustentável) é um sistema de indicação ambiental de edificações utilizado em mais de 160 países. O selo é entregue pelo Green Building Council, organização norte-americana também conhecida como GBC, que avalia aspectos das construções como eficiência do uso de água e energia, localização e transporte necessário até o local, espaços verdes e qualidade do ar interno. Para receber o selo, o prédio necessita atingir uma quantidade mínima de pontos. Ao planejar um projeto LEED®, é preciso considerar que mais de 50% dos pontos estão diretamente relacionados aos sistemas HVAC (climatização dos ambientes internos).

Créditos: Shutterstock

Todos os ciclos de vida do edifício precisam seguir um “padrão verde” para então trazer diversas vantagens para os empreendimentos, como a redução dos custos operacionais e valorização do imóvel. A sustentabilidade também consta na filtragem do ar e o edifício precisa de um sistema de captação de ar na cobertura, que passa por uma purificação antes de ser liberado no interior do prédio, oferecendo aos ambientes um ar fresco e limpo.

Média de reduções no Brasil – O capítulo brasileiro do GBC estima que as construções com o selo LEED no Brasil tiveram média de reduções consideravelmente altas. A queda do consumo de energia, por exemplo, chega a 30% quando o edifício é sustentável. De água, 40%, e a produção de resíduos cai em média 65%.

Para Rodrigo Dores, líder de vendas regional da Trane do Brasil, a demanda por projetos sustentáveis cresce em todo mundo e, mais do que nunca, as soluções de climatização vão precisar atender aos critérios verdes. “Os sistemas HVAC-R de alto desempenho e eficiência se tornaram uma parte fundamental dos novos edifícios. Com os equipamentos e implementação adequada, os custos com energia diminuem consideravelmente”, aponta.

O Shopping Parque da Cidade, localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, é um exemplo de projeto que a Trane fez parte e conta com a certificação LEED. O espaço é um novo conceito de shopping center, pautado na sustentabilidade, que privilegia a qualidade de vida em áreas verdes e inclui gastronomia, conveniência, lojas, entretenimento e serviços.

Capacitação de profissionais – A nível global, a Trane recruta profissionais recém-formados em engenharia das principais universidades para um treinamento intensivo de Pós-Graduação, que abrange engenharia, sistemas de climatização, design e aplicação. O Trane Graduate Training Program é parte da base do compromisso da Trane com a criação de edifícios seguros e sustentáveis. Com mais de 700 profissionais com a certificação LEED na equipe, a empresa aumenta o direcionamento ambiental por meio da educação reconhecida no setor em design e construção básica de edifícios. A companhia é uma provedora certificada de educação para o U.S. Green Building Council (USGBC) e oferece cursos no padrão ASHRAE com a modelagem LEED, somado a estratégias de economia de energia.

Conforme a evolução da linha de produtos da marca, a capacidade técnica dos profissionais com o objetivo de criar ambientes sustentáveis, confortáveis e produtivos também cresce.

Um comentário em “Como funcionam os edifícios com o selo LEED

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.