Copel lança equipamento inovador para inspeção em subestações

A Copel GT acaba de lançar um novo produto criado a partir do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento na área de geração e transmissão de energia, regulamentado pela Aneel. Batizado de MEDCAP, o equipamento tem o potencial de reduzir em até 70% o tempo de inspeção de bancos de capacitores em subestações e, ainda, aumentar a precisão e a segurança da atividade.  

O MEDCAP entra no mercado com grande vantagem sobre os principais concorrentes importados: é um equipamento compacto, com o preço de duas a quatro vezes menor, fabricação com tecnologia 100% nacional e com a marca Copel. Além disso, os outros equipamentos com função semelhante são menos eficazes e nada práticos quanto ao transporte e uso por conta do volume e do peso.  

APLICAÇÃO

A energia elétrica gerada em usinas é transportada por linhas de transmissão em alta tensão até as subestações, onde ficam os transformadores que baixam a tensão para distribuição aos consumidores finais – residências, comércios, indústrias, entre outros. Para melhorar a eficiência dessa operação e reduzir perdas elétricas, as subestações contam com bancos, ou conjuntos de capacitores.  

Assim como os demais componentes de uma subestação, os bancos de capacitores precisam passar por inspeções periódicas. Pelas regras do setor elétrico, as concessionárias devem realizar avaliações completas, no mínimo, a cada dois anos. Mas, esse intervalo pode ser menor se houver indícios de desgaste. Hoje, a Copel GT conta com 35 bancos de capacitores operando nas instalações de Rede Básica.  

A falha de bancos de capacitores tem consequências graves para as concessionárias, remuneradas pela disponibilidade dos equipamentos para o sistema elétrico nacional. Em um caso extremo, a multa por indisponibilidade em período superior a 30 dias pode chegar a 25% da receita anual que a empresa teria com a operação do equipamento.  

GANHOS

Antes do MEDCAP, a Companhia adotava o procedimento padrão das concessionárias de energia para identificar possíveis defeitos: desligamento e desmontagem completa para testes e medições em cada capacitor, demandando dias de trabalho.  

Com a nova solução, é possível fazer a medição individual de cada elemento capacitor sem a necessidade de desconectá-lo e desmontá-lo do banco: “A desconexão e reconexão de equipamentos é uma prática a ser evitada, porque pode gerar pontos de aquecimento que danificam o capacitor”, explica Maurício Penha, engenheiro da Copel GT que idealizou o MEDCAP.  

“Outro aspecto relevante é o ganho de tempo na atividade: com um capacímetro comum, levaríamos pelo menos 10 horas para inspecionar um banco de capacitores de 60 unidades. O MEDCAP realiza a mesma medição em 3 horas”, completa Penha.  

O MEDCAP também gera dados precisos e permite análises de desempenho mais complexas, como a varredura em frequência, que é o grande diferencial do equipamento, na comparação com os concorrentes. O aparelho também conta com autocalibração, boa imunidade à interferência eletromagnética e comunicação via bluetooth com os dispositivos eletrônicos (celular, tablet e notebook) usados pela equipe para configurar e baixar os dados medidos.  

CARACTERÍSTICAS

O MEDCAP pesa apenas 600 gramas, é composto por um módulo eletrônico de medição e comunicação, uma pinça de corrente articulada e garras de aplicação de tensão. A operação se resume em aplicar uma tensão específica nos terminais de uma unidade capacitiva do banco e medir a corrente para determinar, por meio de interações matemáticas, o valor da capacitância que vai subsidiar a análise técnica do estado de degradação da unidade.  

FABRICAÇÃO E VENDA

A Copel GT detém a patente da tecnologia, do desenho industrial, do software, do firmware e registro da marca do MEDCAP. A participação da empresa Montrel Tecnologia no desenvolvimento do MEDCAP, em parceria com o Lactec, habilitou-a com exclusividade para o licenciamento por parte da Copel. A fabricante já está pronta para explorar o mercado com a novidade e estima que o preço unitário deve ficar em torno de 35 mil reais.  

A Montrel é uma empresa brasileira, fundada em 1986 e com sede em Mogi Guaçu (SP), que tem clientes de diversos setores econômicos, como empresas de distribuição de energia elétrica e indústrias, no Brasil e no exterior. Reconhecida pelo desenvolvimento de novas tecnologias e qualidade, a empresa produz e comercializa equipamentos e soluções eficientes e modernas, alinhadas às mais recentes inovações internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.