Datalink, 30 anos de qualidade em cabos e conectores

No dia 1º de março, a empresa brasileira Datalink, do ramo de cabos e conectores, completou 30 anos de atividade. Atualmente, a empresa tem um complexo industrial em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, que atende a um mercado diversificado – de telecomunicações, automação industrial e predial, sonorização, agronegócio, automotivo, saúde e estética etc. Desde o primeiro momento, a Datalink se destacou e conquistou a confiança do mercado pela alta qualidade e tecnologia dos seus produtos.

Créditos: Cristina Camacho

A história da Datalink começa, em 1993, para enfrentar um desafio brasileiro à época: ter uma indústria nacional para atender a um nicho de mercado pouco explorado e conhecido, o de fornecer cabos coaxiais montados de alta tecnologia para aplicação na interligação de centros de processamento de dados do setor bancário, os equipamentos de VSAT [Very Small Aperture Terminal]. Os cabos fornecidos pela empresa foram usados, com grande sucesso, no VSAT, que são estações terrestres de comunicação bidirecional via satélite, com uma antena parabólica menor do que 3 metros.

Esses primeiros passos foram dados na primeira sede da empresa, no bairro de Campo Belo, na capital paulista. Mas rapidamente ela ficou pequena para atender à crescente demanda por cabos e conectores. O que levou os fundadores da empresa – dois engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) –a alugar uma segunda casa para suas instalações, onde foi iniciada a fabricação de produtos de alta qualidade e tecnologia que logo conquistaram uma clientela muito exigente e ávida por qualidade e segurança.

Como exemplo, já em 1995, a Datalink desenvolveu para a NEC Brasil – uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento da telecomunicação no País, que era filial da japonesa NEC Corporation, empresa de tecnologia – os cabos conectorizados para a ERB (Estação Rádio Base) do sistema de telefonia celular que começava a ser implantado no estado de São Paulo. A aceitação foi um sucesso, o que tornaram os cabos da Datalink padrão de instalações de telefone móvel em vários estados brasileiros.

Telefonia celular

Em 1998, a empresa ganhou mais projeção com o novo sistema brasileiro de telecomunicações. A Datalink se tornou fornecedora OEM (Original Equipment Manufacturer) dos mais variados modelos de cabos e chicotes elétricos para atender a players internacionais do setor que chegavam ao País, como Nortel, Lucent e outros.

Em 2003 a Datalink iniciou a fabricação de cabos coaxiais, que logo se tornaram referência nacional em qualidade e performance. Ao longo dos anos, a linha de produtos e mercados foi sendo ampliada, sempre seguindo a filosofia de oferecer aos clientes produtos de alta performance, atendimento exemplar e foco na parceria de longo prazo.

Em 2013, a Datalink inaugurou o seu complexo industrial moderno, na cidade de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. A fase coincidia com a empresa ganhando ainda mais projeção no mercado e ampliando seu portfólio de produtos para atender demandas da indústria, de telecomunicações, de automação, do agronegócio, de sonorização e até da área de saúde e estética.

Confiante sempre no futuro, a Datalink adotou a estratégia empresarial de investir continuamente em máquinas de última geração, equipamentos de controle do processo e de qualidade e também na melhoria dos métodos de trabalho, no treinamento da equipe e no desenvolvimento de novos produtos e mercados. Uma empresa de base tecnológica consolidada e sempre aberta às inovações.

Para a atual diretoria da Datalink, formada por três sócios-diretores, a empresa completa três décadas ininterruptas de produção industrial com vigor e energia redobrados, sabendo que não chegaram até aqui sozinhos. “Na nossa celebração de aniversário agradecemos aos nossos clientes, fornecedores, parceiros, amigos, família e, especialmente, à nossa equipe de profissionais que mantém a Datalink funcionando de forma organizada do colaborador da copa, dos setores administrativos, de engenharia ao da linha de produção, o famoso “chão de fábrica”. Sem vocês não seríamos a Datalink que somos hoje”, comemora João Coelho, um dos sócios-diretores.

Ele observa que a Datalink segue com novos projetos e de olho num mundo empresarial, social e de serviços cada vez mais conectado às tecnologias de informação e comunicação (TICs) e suas sucessivas e constantes transformações. “Com os valores de qualidade e respeito, a Datalink está pronta para os desafios desse mundo ultramoderno”, prevê João Coelho.

Sobre a Datalink

A Datalink é uma das principais fabricantes de cabos e conectores de alta qualidade e performance de comunicação e controle para aplicações industriais, agrícolas e smart cities. Empresa brasileira cujo portfólio de produtos atende diversos segmentos econômicos, entre eles: agronegócio, automação industrial e predial, automotivo, energia solar, estética, saúde, sonorização e telecomunicações. A história da Datalink lembra histórias de empresas como Embraer, Embrapa, Petrobrás e Weg, entre outras, que mostra a capacidade industrial e competência da engenharia brasileira. A qualidade, a excelência e a segurança dos seus produtos são a marca da Datalink criada em 1993 e do seu complexo industrial instalado em Embu das Artes (SP).

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