EDP e Gerando Falcões se unem por melhorias

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos e Alto Tietê, através do Instituto EDP, se tornou parceira da Gerando Falcões para levar, pelos próximos três anos, melhorias e projetos para a comunidade da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos. Essa atitude da EDP vai ao encontro do Projeto Favela 3D, da Gerando Falcões, que tem como objetivo transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos.

Créditos: Shutterstock

Uma etapa importante dessa parceria é a conclusão da implantação da infraestrutura da rede elétrica na Favela dos Sonhos. Para comemorar o acesso da comunidade à energia elétrica de qualidade foi realizado, no dia 4 de março, um evento com atividades recreativas e de orientação às famílias. Neste dia, cerca de 200 famílias puderam assistir palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, fazer cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e negociar possíveis débitos em aberto. Enquanto os moradores eram orientados pelos Agentes da Boa Energia, as crianças puderam ser divertir em várias atividades lúdicas.

Ações na comunidade

Promover o acesso seguro à energia elétrica é apenas um dos muitos projetos do Instituto EDP que seguem o Plano de Decolagem Familiar, metodologia da Gerando Falcões para o desenvolvimento das comunidades. No ano passado a EDP inaugurou um polo do programa Futebol de Rua, para as crianças da escola EMEB Professora Nurimar Martins, do bairro São Lázaro, onde está localizada a Favela dos Sonhos. Outra ação, também no colégio Nurimar, foi o projeto Voltando à Escola, que no mês de novembro, revitalizou as salas de aula, o refeitório e os corredores com artes gigantes em grafite, tornando o local mais bonito e lúdico.

Ruas iluminadas

Outro exemplo está nas ruas e vielas da Favela dos Sonhos que ganharam iluminação pública sustentável em outubro do ano passado. O Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões instalou 30 postes de energia solar na comunidade, melhorando significativamente o cotidiano das famílias. A iluminação pública, feita de garrafa pet, luz de LED, baterias e tubos de PVC proporcionam o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida dos mais de 500 moradores da comunidade. O Litro de Luz também está acompanhando o projeto e realiza as manutenções necessárias, podendo assim avaliar o impacto positivo na vida das pessoas da comunidade.

Próximos projetos

A EDP também quer levar às famílias da Favela dos Sonhos, programas de capacitação de mulheres para o mercado de trabalho. O projeto Mulheres em Foco qualificará o público feminino da comunidade para que possam desenvolver os próprios talentos e conquistar oportunidades profissionais. Um curso de fotografia vai ser ministrado na comunidade para maior engajamento e desenvolvimento das moradoras. Ao final do curso será produzido um evento para exibição dos trabalhos das alunas. Também estão previstas nestes três anos campanhas de segurança com a rede elétrica nas escolas, reforçando temas como eficiência energética e sustentabilidade. A parceria com a Gerando Falcões vai até 2025.

Em andamento também tem o projeto de melhoria de instalações elétricas em moradias da Favela dos Sonhos. Com investimento de R$ 195 mil, em parceria com a Gerando Falcões e realização pela Habitat, 25 moradias estão recebendo reformas elétricas a fim de melhorar a segurança com a rede e a eficiência energética das moradias.

Para Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP no Brasil e do Instituto EDP, essa parceria é um passo importante para reafirmar o compromisso da empresa de mitigar, cada vez mais, as diferenças sociais. “A EDP acredita que parcerias como essas são transformadoras. São formas concretas de desenvolver o potencial das comunidades, de valorizar as pessoas, de dar novas oportunidades e melhorar a vida de todos que lá residem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História