Empresa no Paraná cria cultura ecológica
Organizações ao redor do mundo estão sendo cada vez mais instigadas a adotar uma postura consciente em relação à sociedade e ao meio ambiente. No Brasil, de acordo com dados da Opinion Box, aproximadamente 70% da população considera a postura ESG das empresas como um critério determinante na hora de escolher e apoiar uma marca. Isso ressalta a crescente importância da sustentabilidade e da responsabilidade social na sociedade atual.
![](https://revistapotencia.com.br/wp-content/uploads/2023/12/16.png)
Esses são elementos essenciais da abordagem ESG (Environmental, Social and Governance), que destaca as práticas sustentáveis como protagonistas no mundo empresarial. Essa sigla representa um conceito inovador que visa equilibrar o impacto ambiental, social e a efetividade da gestão nas organizações.
No Paraná, a empresa Reymaster Materiais Elétricos, um dos principais distribuidores de materiais elétricos do Brasil, vem fomentando a cultura sustentável em seu ambiente corporativo.
O reconhecimento da empresa com o prêmio Ecologia e Ambientalismo, concedido pela Câmara de Vereadores da capital do Estado, é um reflexo das boas práticas e transparência adotadas por ela.
“A eficiência energética que tanto buscamos por meio dos nossos produtos, das nossas soluções, também passa pela forma como nos comportamos, como encaramos o mundo e como agimos. Diante do aquecimento global, enchentes, ventanias, é urgente pensar a eficiência e a pauta ESG como modelo de vida e de negócio”, disse Reynaldo Gabardo Jr., fundador da Reymaster, após receber o título.
Com 36 anos de história, a Reymaster coleciona um histórico de práticas inovadoras e por isso, se destaca. Ao substituir lâmpadas por LED, destinar corretamente os produtos descartados, digitalizar documentos e doar materiais recicláveis para cooperativas de catadores, a empresa está ajudando a reduzir o impacto ambiental. Para promover a eficiência energética apostou nos secadores de jato de ar nos banheiros, e ainda realiza a campanha “Adote uma Caneca” uma forma criativa e eficaz de reduzir o consumo de copinhos de plástico e combater o desperdício.
“Além dos copinhos de plástico, desenvolvemos a campanha para descarte correto das lâmpadas, de pilhas e de baterias e reaproveitamos a água da chuva. Nossa intenção é sempre aprimorar essas iniciativas e implementar outras também, melhorando nossa participação no conceito ESG”, pontua Reynaldo.
A Reymaster, com sede em Curitiba e com unidade também em Joinville/SC, endossa o percentual da pesquisa realizada pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no país: o levantamento mostra que 78,4% das empresas já adotaram a agenda ESG.
“Ao adotar o modelo ESG, estamos nos tornando uma empresa de grande potencial não apenas em termos de sustentabilidade, mas também em termos de engajamento dos colaboradores e impacto na sociedade. Valorizar a importância dessa prática e envolver todos nesta responsabilidade é fundamental”, sublinha Reynaldo. “Empresas que investem em boas práticas, facilitam o caminho para atrair investimentos, fidelizar clientes e reduzir custos de operação. Acreditamos muito nisso”, completa o fundador da empresa.
Convicta de que a jornada de crescimento e os bons resultados estão aliados ao movimento ESG, a Reymaster pretende continuar se destacando no ranking de eficácia energética, e assim reforçar sua presença nesse cenário.