Energia solar e Hidrogênio Verde

O Hidrogênio Verde tem sido tema principal na busca por soluções para frear as consequências do aquecimento global e ajudar a acelerar a transição energética. Isso porque esse, que já é considerado o combustível do futuro, só pode ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar, e não emite gases poluentes. Com o avanço cada vez mais promissor da matriz solar no Brasil, o país tem a oportunidade de se tornar um dos protagonistas na produção de Hidrogênio Verde e, inclusive, já tem acordos com países da Europa para exportar parte do que for gerado nacionalmente.

Créditos: ARRAY

Além dos benefícios ao meio ambiente, o Hidrogênio Verde também chama a atenção por fornecer até três vezes mais energia que os demais combustíveis fósseis. Por isso, o mundo já olha com atenção para o Hidrogênio Verde, desde o começo deste ano. No Brasil, o Ceará é um dos estados que vem tomando a dianteira na produção do novo combustível, com investimentos de cerca de 8 bilhões de dólares para a produção de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém, terminal portuário da costa do Nordeste brasileiro, até 2030.

“O Hidrogênio Verde foi, sem dúvidas, uma das principais soluções recentes para ajudar o mundo na transição energética. É ainda mais animador observar a oportunidade que temos de tornar o Brasil uma referência na produção deste combustível verde, impulsionado pelas fontes renováveis, principalmente a solar, que já responde hoje por mais de 15% da matriz elétrica do país e não para de crescer. A fonte solar pode ajudar a tornar o Hidrogênio Verde mais acessível e escalável mundialmente”, ressalta Vinicius Gibrail, diretor Geral Latam da Array, multinacional e uma das maiores fornecedoras de rastreadores solares do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.