Fundação Siemens leva o conceito de inteligência artificial para público infanto-juvenil
A menina astronauta Maya e seu companheiro de nave Splitz estão de volta em novas aventuras com seis episódios da websérie Experimento Lab 2.0. Em sua segunda temporada, que está disponível no Youtube desde 1º de junho (A Festa de Talná), a dupla está em busca de um planeta habitável para garantir o futuro da espécie humana. Durante esse percurso, eles discutem valores científicos, morais e culturais da atualidade, com foco na preservação do planeta. Dessa vez, contam com uma nova personagem, a Aleri, a inteligência artificial da nave. Para visualizar o conteúdo inédito, clique aqui.
Com o gradual esgotamento dos recursos de nosso planeta, a organização Espacial envia a dupla para uma galáxia distante em busca de um planeta que possa ser habitado. Para uma expedição tão importante, a nave conta com inteligência artificial batizada de Aleri, uma assistente digital. Sem corpo físico, ela está conectada a um banco de dados e é cheia de personalidade, gerando momentos intensos, que vão do drama ao humor. Durante a missão, Maya aprende que cuidar do planeta que temos é melhor do que consumir recursos de forma irresponsável.
A iniciativa da Fundação Siemens reforça o compromisso da companhia com a educação científica, assunto que faz parte da identidade da Siemens desde a sua criação, há mais de 175 anos. A chegada da personagem Aleri demonstra conceitos de tecnologia com propósito que a companhia tem trabalhado em suas soluções e produtos, mostrando que adotar práticas sustentáveis impacta o dia a dia das pessoas de maneira positiva.
Primeira temporada
Na primeira temporada do Experimento Lab hospedada aqui, a dupla aventureira explorou conceitos de transmissão de energia, circuitos elétricos, disjuntores e outros temas ligados à tecnologia. A estreia foi em fevereiro de 2022. O Experimento Lab se insere no conceito STEAM de educação que a Fundação Siemens segue. A sigla em inglês reúne os termos Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math). Entre as iniciativas, está o Programa Experimento, que estimula crianças do Ensino Fundamental a desenvolver o pensamento científico por meio de proposições reais, usando barbante, pilha, bloquinhos de madeira, entre outros. “Desenvolver um conteúdo em formato audiovisual associado a essa experiência é reforçar o foco na dimensão das artes. O vídeo é mais uma forma de disseminar os conteúdos associados a esses valores”, destaca Lívia Ribeiro Viana, líder do projeto na Siemens.
A Goal Projetos é a empresa responsável pela realização e recebeu da Fundação Siemens as diretrizes temáticas, cronogramas de produção, entrega e lançamento do conteúdo. Também selecionou, contratou e instruiu a equipe atuante. A produção audiovisual é da Habitante Filmes. Todo o desenvolvimento do trabalho foi supervisionado pela equipe da Goal, tomando-se cuidado para que o roteirista e os produtores utilizassem o Programa Experimento para elaborar as temáticas centrais e realizar as gravações dos episódios.
Nos últimos anos, a Fundação Siemens tem estabelecido parcerias com entidades, empresas e governos para implementar o conceito em diversas escolas do Brasil e fomentar o advocacy da educação STEAM. As dimensões continentais do país aumentam o desafio de atingir um número ampliado de estudantes, e o formato da websérie, reproduzida no Youtube, estende esse alcance. Como as demais iniciativas de educação da instituição, este projeto é baseado no conceito Open Education Resource, cujo objetivo final é inspirar e transformar a sociedade por meio do conhecimento.