Hitachi recebe Selo Terra Carta da Iniciativa de Mercados Sustentáveis 2023
A Iniciativa de Mercados Sustentáveis anunciou que a Hitachi recebeu o Selo Terra Carta 2023. O selo reconhece empresas globais que estão liderando ativamente a tarefa de criar um futuro positivo para o clima e a natureza.
O Selo Terra Carta é concedido a empresas que demonstraram o sucesso de um projeto, iniciativa ou estratégia de alto impacto e grande escala que se alinha a um ou mais dos dez Artigos Terra Carta da Iniciativa de Mercados Sustentáveis. Os artigos sustentam a Terra Carta, o mandato orientador da Iniciativa de Mercados Sustentáveis que fornece um roteiro e uma estrutura para acelerar a transição para um futuro ambicioso e sustentável, colocando a natureza, as pessoas e o planeta no centro da criação de valor global.
O Grupo Hitachi continuará a promover seus Negócios de Inovação Social e a trabalhar diligentemente ao lado de suas partes interessadas, para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A Hitachi recebeu o Selo Terra Carta por seu compromisso com a sustentabilidade, particularmente pela contribuição da Hitachi Energy para a transição energética com sua tecnologia de corrente contínua de alta tensão (HVDC), que permite a transmissão de energias renováveis em massa por longas distâncias com perdas limitadas, promovendo assim um futuro de energia sustentável para todos.
Um exemplo concreto de aplicação HVDC é o projeto Champlain Hudson Power Express, que está atualmente em construção para conectar as redes elétricas entre Quebec, Canadá, e a área metropolitana de Nova York, nos Estados Unidos.
A ligação permitirá a entrega de energia hidrelétrica limpa e renovável entre o Canadá e Nova York, contribuindo para a Lei de Liderança Climática e Proteção Comunitária de Nova York, que visa que o estado seja alimentado por 70% de energias renováveis até 2030. Espera-se que o projeto diminua as emissões de CO2 em uma média de 3,9 milhões de toneladas métricas por ano, o equivalente à remoção de 44% dos veículos de passageiros da cidade de Nova York.
Usando a tecnologia HVDC, é possível levar grandes quantidades de eletricidade diretamente para as cidades, o que é essencial para garantir o fornecimento de energia sustentável e acessível, aumentando significativamente o uso de energia renovável e promovendo a neutralidade de carbono.
A Hitachi se junta a outras 16 empresas de vários locais e setores para receber o Selo Terra Carta 2023. São elas:
- Airbus
- Carbon Clean
- CDPQ
- DLA Piper
- EY
- Haier Smart Home
- Hitachi
- Lanza Tech
- Novartis
- Orange
- Ping An Bank
- Pollination
- ReNew
- Robertson
- Siemens Energy
- Soneva
- Sumitomo Mitsui Financial Group
Jennifer Jordan-Saifi, CEO da Sustainable Markets Initiative, disse: “O Selo Terra Carta da Iniciativa de Mercados Sustentáveis reconhece as empresas que estão dando grandes passos na entrega de resultados do mundo real. Em tempos de COP28, atores públicos, privados e filantrópicos se reúnem no primeiro Fórum Climático de Negócios e Filantropia para preencher a lacuna entre ambição e ação. São exemplos exemplificados pelos vencedores do Selo Terra Carta 2023 que estão ajudando a inspirar e liderar o caminho”.
Keiji Kojima, diretor-executivo representante, presidente e CEO, na Hitachi, Ltd., disse: “Estamos honrados em ser reconhecidos como uma das principais empresas engajadas em iniciativas de sustentabilidade. A Hitachi está comprometida em expandir os Negócios de Inovação Social por meio da cocriação com os clientes, aproveitando TI, OT e produtos para trazer soluções para desafios sociais. Como inovadores em mudanças climáticas, nossa ambição é contribuir globalmente para a realização de uma sociedade sustentável, impactando na neutralidade de carbono, economia circular e ações positivas na natureza”.
O Selo Terra Carta foi lançado em 2021 na COP26 por Sua Majestade o Rei Charles III, quando era Príncipe de Gales. Desde sua criação, a Iniciativa de Mercados Sustentáveis concedeu seu cobiçado Selo a apenas 83 empresas em todo o mundo.
Pela primeira vez este ano, o processo de julgamento envolveu os parceiros independentes e externos Verdantix e o Painel de Revisão de Especialistas, que trabalharam juntos para avaliar a elegibilidade e o impacto de cada projeto indicado em relação a critérios de sustentabilidade globais reconhecidos.
O grupo de vencedores deste ano impressionou os jurados com a amplitude e o escopo de seus projetos, que incluíram o uso pioneiro de hidrogênio e iniciativas baseadas em engenharia para apoiar a redução das emissões de carbono, até o desenvolvimento de novas estruturas para apoiar a distribuição de capital privado, em escala, em infraestrutura relacionada à transição em todo o continente africano.
David Metcalfe, CEO da Verdantix, disse: “Temos o privilégio de trabalhar com a Iniciativa de Mercados Sustentáveis, contribuindo com nossa experiência em avaliação independente para o processo de julgamento. Temos muito orgulho em ser parte integrante desta estimada iniciativa global, ao lado de um painel distinto e diversificado de especialistas. Juntos, nos dedicamos a reconhecer e aplaudir as empresas que lideram o caminho para demonstrar seu compromisso com a criação de um futuro sustentável”.