Paranaense HELTE aposta em ascendência do mercado solar para 2024

A consciência do brasileiro para a geração própria de energia por custo e sustentabilidade, o aumento do calor – e consequentemente da conta de energia elétrica – assim como a liberação de crédito, de acordo com Junior Helte (foto), CEO da HELTE, são os impulsionadores para a empresa ter registrado crescimento de 30% no último trimestre de 2023, atingindo a meta de vendas anual. “Soma-se a isso a redução da taxa Selic e ao fator da disseminação dos benefícios apresentados pela energia solar que sai liderando a transição energética no país. O crescimento da HELTE se deve também a redução dos valores dos sistemas solares e o aumento das vendas, equiparando o cenário”, diz.

Junior Helte
CEO da HELTE

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta com 89,9 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica, sendo apenas 3,2 milhões beneficiadas pela geração solar distribuída. “Isso significa que temos muito mercado para conquistar em 2024 e que tudo será muito rápido, visto a evidência que a energia solar ganhou, principalmente com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), na qual o compromisso de triplicar o uso de energias renováveis no mundo foi estabelecido”, argumenta Helte.

Segundo o CEO os dois maiores perfis que alavancaram os números da HELTE são os clientes que se tornaram geradores da própria energia e das grandes usinas. “Recentemente a Bloomberg New Finance (BNEF) divulgou um dado de que os sistemas de energia solar voltados para consumo residencial representaram mais de US$ 13 bilhões em aportes somente em 2022 no Brasil. De lá para cá o cenário tem se mostrado ainda mais democrático e crescente”, completa Helte.

A HELTE foi pioneira no segmento em lançar a calculadora solar on-line e em 2023 trouxe uma série de benefícios complementares aos sistemas solares que impactam os integradores e também os consumidores finais como programa de recompensas em parceria com a Livelo e parceria com instituições financeiras garantindo melhores linhas de crédito, tudo diretamente dentro da plataforma. “Apesar do crescimento exponencial, o mercado solar ainda é muito jovem e precisa se estruturar, oferecendo benefícios extras. Isso movimenta a concorrência e alavanca o segmento. A plataforma da HELTE reúne os principais fabricantes, integradores e diversas instituições financeiras como um verdadeiro ecossistema na palma da mão”, avalia Junior Helte.

De janeiro a novembro de 2023 a HELTE entregou mais de 30 mil sistemas geradores e acredita que 2024 já inicia com o mercado aquecido. “O segmento tende a ser ascendente movido pelos compromissos mundiais assumidos e, aqui no Brasil, por todo contexto do país, econômico e territorial, que impulsiona ainda mais o mercado solar”, finaliza Junior Helte, CEO da HELTE.

SOBRE O GRUPO HLT

O Grupo HLT é formado pelas empresas HELTE, INIMEX e ÂNGULO e opera no segmento de energia solar fotovoltaica com a produção de equipamentos e distribuição. Em 2023 atingiu 1 GW de geração distribuída com a HELTE, além do faturamento de 1 bilhão em 2022. Para atender com excelência seus parceiros, conta com centros de distribuição espalhados pelo país e logística própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.