Como harmonizar as tendências de cores nas paredes com interruptores

O mundo da decoração está em constante evolução e as principais influências em cores para este ano, divulgadas por entidades como Pantone®, delineiam as tonalidades que vão marcar presença na temporada 2024. A nova paleta reúne cores escolhidas por sua atemporalidade e capacidade em complementar paredes, móveis e detalhes decorativos, trazendo vitalidade em todos os ambientes.

Uma maneira simples e eficaz de incorporar estas tendências em casa é por meio da substituição de placas e módulos de interruptores e tomadas. Combinar conjuntos e integrá-los às cores das paredes ou destacá-los em harmonia com a decoração cria contrastes suaves e oferece sensações distintas em diferentes espaços. “A facilidade de substituição dos interruptores e tomadas com um sistema modular de montagem dispensa intervenções externas: basta destacar a placa e ajustar a nova peça”, explica André de Lima, diretor Comercial da Tramontina.

De acordo com Morgana Scottá, arquiteta e urbanista do escritório MS Arquitetura, os sistemas modulares de montagem tornam acessível a aplicação da paleta de cores em espaços como salas, quartos, cozinhas e banheiros. “A possibilidade de trocar placas e módulos permite uma adaptação às cores tendenciais das paredes. Na arquitetura de interiores, encontramos estratégias eficazes para o uso das cores. Podemos explorar o tom sobre tom para intensificar um ponto focal ou utilizar as cores para equilibrar os tons dos interruptores e das paredes”, esclarece.

Linhas de produtos que oferecem uma ampla variedade de cores de placas e opções de módulos favorecem a harmonia no estilo e no acabamento. “Além das cores, as placas de interruptores atuais apresentam acabamentos inovadores. A linha Giz da Tramontina, por exemplo, reúne desde tons clássicos até metalizados e texturas suaves ao toque, combinando com qualquer estilo de decoração”, comenta Morgana.

A arquiteta oferece sugestões para diferentes cômodos residenciais:

· Sala: para um ambiente contemporâneo que abrace a tendência da cor do ano da Pantone®, a Peach Fuzz – um tom de pêssego aveludado – recomenda-se o uso de tons claros, sensorialmente orgânicos, com paredes texturizadas, combinando com nuances amadeiradas para gerar uma sensação de calma. A nova tendência pode ser incorporada no mobiliário, nos interruptores e nos detalhes dos móveis.

· Quarto: para transformar o quarto em um ambiente de refúgio relaxante, mergulhe em tonalidades suaves, usando a estratégia de tom sobre tom. Placas na cor nude na versão soft touch da linha Giz Tramontina são exemplos ideais para criar um ambiente acolhedor e reconfortante.

· Cozinha: uma das tendências em cozinhas contemporâneas é o uso de metalon em tons variados, além das tonalidades verdes claras e cinzas. Para compor a decoração, aposte nos tons de cinza, como fendi ou titânio, trazendo contemporaneidade, estilo clean e personalidade ao coração da casa.·Banheiro: experimente explorar a ousadia nos detalhes. Utilize tonalidades de damasco e laranjas em papéis de parede vibrantes, cores que trazem sensação de calor e vitalidade, combinadas com interruptores em tons escuros, como placas da cor preta da linha Giz, para transformar seu banheiro em um espaço único e expressivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História