Lorenzetti, pensando no futuro

Desde o início de suas operações, em 1923, a Lorenzetti, líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, além de ser destaque em purificadores de água, lâmpadas, louças, metais e plásticos sanitários, segue investindo em projetos inovadores no âmbito interno de suas fábricas e no lançamento de produtos com alta tecnologia para o consumidor.

Hoje conta com cinco plantas fabris, mais de 5,5 mil funcionários e vem promovendo ações ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

Década de 30

Acompanhou as tendências de crescimento do país, ao adotar como modelo uma gestão baseada em práticas sustentáveis no seu segmento. Por conta do potencial de energia elétrica existente em São Paulo, a Lorenzetti buscou novas oportunidades de negócios, fabricando motores elétricos, um modelo de energia limpa.

2ª Guerra Mundial

Engajar soluções de acordo com a demanda de mercado integra o DNA da Lorenzetti. Por conta disso, diante da escassez de gasolina, a empresa inovou com a fabricação de um aparelho que utilizava o carvão vegetal como fonte de energia para o funcionamento de motores. O equipamento, conhecido como gasogênio, era instalado em veículos automotores. Nesse momento, houve um salto evolutivo no processo de produção, que ganhou mais eficiência, mantendo-se em conformidade com a preservação do meio ambiente.

Década de 60

Quando a temática da sustentabilidade ganhou destaque entre as conferências e movimentos ambientais em todo o mundo, a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, que já estava presente na gestão da Lorenzetti, mobilizou cientistas, políticos, intelectuais e empresários como um todo, com o objetivo de instaurar o novo paradigma sustentável, baseado no equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais.

Gestão socioambiental

O respeito ao meio ambiente e ao ser humano norteiam todas as ações. Para engajar os colaboradores, a Lorenzetti desenvolve campanhas e treinamentos voltados para a educação ambiental e premissas de sustentabilidade, com o objetivo de conscientização e mudança de valores. Dessa forma, promove a diversidade cultural e social, priorizando o bem-estar de todos. Como exemplo, destaca-se o LorenCicla, que é o programa de coleta seletiva, que em cinco anos, somado a outras iniciativas internas de reciclagem, promoveu o reaproveitamento de mais de 6 mil toneladas de plástico e mais de 1,4 mil toneladas de papel/papelão.

Reúso da Água

Com o objetivo de promover a redução do consumo de água tratada e reutilizar a água dos testes de produtos para a limpeza de áreas menos nobres, como pátios e pisos das áreas fabris, foram instalados sistemas para captação, alcançando 6 mil m3 de água reutilizada em 2020.

Gerenciamento de Resíduos

A empresa gerencia adequadamente todos os resíduos, sempre empenhada em fazer parte dos acordos com órgãos gestores das esferas ambientais públicas e privadas, em conformidade com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei Federal nº 12.305/2010, que também trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Logística Reversa

A Lorenzetti integra o grupo de empresas que compõem o “Programa Reciclus”, composto pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, que seguem o acordo setorial para implementação do sistema do descarte correto dos modelos fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista, assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Economia circular

Uma vez ao ano, a empresa disponibiliza pontos de coleta para o descarte adequado de eletroeletrônicos, inclusive, foi uma das apoiadoras do International E-Waste Day 2020, onde foram coletados cerca de 1.200 kg de resíduos pelos colaboradores em 2020. Tal ação fomenta a economia circular dos eletroeletrônicos no país.

A Lorenzetti também é uma das empresas associadas da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), entidade sem fins lucrativos que tem como propósito definir e organizar a gestão de resíduos sólidos (pós-consumo), tornar eficiente as informações geradas por um sistema de logística reversa e promover a administração, por meio de sistemas de informação, que possibilite a visualização das operações e dos custos, dentro da conformidade.

Coletores de Pilhas

Acessíveis aos colaboradores, engaja a gestão adequada do resíduo tóxico. Essa demanda engloba não apenas o funcionário, mas as pessoas do seu convívio, como amigos e parentes, que podem fazer o descarte corretamente por meio do profissional que trabalha na Lorenzetti. Como resultado desta ação, anualmente, são recebidos em média, mais de 100 Kg de pilhas e baterias.

Coletores de bituca de cigarros

Estrategicamente posicionados em todas as unidades da companhia no bairro da Mooca, em São Paulo, a ação ocorre em parceria com a Poiato Recicla, que realiza a gestão completa, abrangendo desde a coleta, transporte, reciclagem e a destinação final do resíduo. Aparentemente inofensiva, a bituca de cigarro leva até cinco anos para concluir a sua decomposição, caso descartada incorretamente, principalmente, em asfaltos. Além disso, há o fato de a bituca conter mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo e contamina rios e córregos.

ONG NUA (Instituto Nova União da Arte)

Desde 2015 a empresa é parceira do projeto Flor de Cabruêra, que tem como objetivo a geração de renda para mulheres chefes de famílias da União Vila Nova, em São Paulo. A ação prevê a fabricação de brindes sustentáveis a partir do reúso dos banners utilizados em campanhas e eventos realizados pela Lorenzetti, promovendo a reciclagem consciente dos materiais, que posteriormente são integrados às ações internas voltadas à sustentabilidade.

Semana do Meio Ambiente

Campanhas e ações de educação ambiental são realizadas, para conscientizar os colaboradores e suas famílias sobre os cuidados com o meio ambiente.

Em 2020, visando a segurança e bem-estar dos colaboradores, o questionário foi hospedado em uma plataforma digital, para que todos possam interagir, sem a utilização de folhas de papel. O tema abordado foi “Qual o planeta que desejamos quando a pandemia acabar?”. Os participantes foram contemplados com um kit contendo uma máscara temática Lorenzetti, porta-máscaras confeccionado com banners da empresa que seriam descartados, álcool em gel, sementes para plantio, livro ilustrativo infantil com temática ambiental e jogos educativos que tratam da coleta seletiva do lixo e da sustentabilidade.

Tecnologia Flex

Preocupada também em desenvolver produtos que economizem água e energia, a Lorenzetti conta em seu portfólio com soluções ecoeficientes. Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, em que é líder nacional, apresenta modelos flex compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de reduzir o consumo hídrico.

Produtos Ecoeficientes

Em metais sanitários, a Lorenzetti desenvolve produtos que se destacam por funcionalidades que reduzem entre 50% e 80% o consumo de água, entre eles, duchas, torneiras com arejador e de fechamento automático, mecanismo de vedação cerâmica ¼ de volta, além de dispositivos economizadores de água.

Consumo consciente

Os purificadores de água da Lorenzetti, além de purificá-la tornando-a própria para o consumo, evitam o consumo de água em garrafas PET e o descarte inadequado deste resíduo no meio ambiente. Uma escolha consciente faz toda a diferença na conservação dos recursos naturais do nosso planeta.

“O maior objetivo da Lorenzetti é manter a sustentabilidade em suas diretrizes, seja por iniciativas institucionais ou por meio do lançamento de produtos que proporcionem a redução no consumo de água e energia elétrica, além de estimular o descarte de insumos na natureza para a preservação do meio ambiente”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.