Minidisjuntores Tramontina conquistam homologação da Cemig

A Tramontina conquistou o Certificado de Homologação da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para os minidisjuntores da linha TDJ6, com capacidade de curto-circuito de 6 kA (240/415 V) e correntes nominais de 40 A, 50 A e 63 A, nas configurações monopolar, bipolar e tripolar, confirmando os altos padrões de qualidade e precisão dos produtos da empresa.

A homologação tem como objetivo orientar os consumidores da concessionária sobre quais produtos estão aprovados para construção dos padrões de entrada de energia. O manual PEC-11, divulgado pela Cemig em junho de 2022, aponta a Tramontina entre as marcas aprovadas para fornecimento de disjuntores de 6 kA, atendendo às exigências técnicas da companhia.

O controle de qualidade, a precisão dos produtos e a estrutura de laboratório para ensaios são fatores que favoreceram a homologação da nova linha de minidisjuntores TDJ6. A Tramontina possui um moderno Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e seus laboratórios permitem recriar os ensaios realizados pelos organismos de certificação acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segurança e proteção nas instalações

Os disjuntores estão entre os itens essenciais para a segurança e proteção das instalações elétricas de residências, comércios e indústrias. Em função de sua importância, a Tramontina tem expectativa de aumentar, de forma significativa, as vendas destes itens nos próximos anos. Para isto, a empresa aposta na linha de minidisjuntores TDJ, que acaba de ser lançada e que tem como função seccionar a rede elétrica, para evitar sobrecarga ou curto-circuito, impedindo possíveis acidentes, princípios de incêndio e danos aos equipamentos e à instalação. Além disso, os produtos TDJ contribuem para preservar a vida útil de fios e cabos.

A nova linha de minidisjuntores da Tramontina está disponível nos modelos TDJ3, TDJ6 e TDJ10, em várias opções, todos com IP20 e Classe 1 (mais proteção). Os itens contam com alívio térmico nas laterais e janela de inspeção, que indica quando o disjuntor está ligado (vermelho) ou desligado (verde). Além disso, atendem a temperaturas ambientes que variam entre -35°C e 70°C e permitem o uso de fios e cabos flexíveis e rígidos e barramentos. Podem ser montados e desmontados individualmente no trilho DIN (35 mm) por sistema de encaixe nos trilhos, sem a necessidade de desconectar todo o barramento, o que otimiza o tempo de instalação.

Os disjuntores da Tramontina possuem Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro e são produzidos conforme as normas NBR NM 60898 (Disjuntores para proteção de sobrecorrentes para instalações domésticas e similares) e NBR IEC 60947-2 (Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão), ambas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

One thought on “Minidisjuntores Tramontina conquistam homologação da Cemig

  • agosto 19, 2022 em 4:07 pm
    Permalink

    Excelente gama de aparelhagem eléctrica de corte e protecção, de baixa tensão, para usos domésticos !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.