Pequenas e médias indústrias ganham Guia de Gestão de Energia
Técnicos, engenheiros e gestores de pequenas e médias indústrias que estão implementando ou pretendem implementar um sistema de gestão energética – visando à redução de custos operacionais e de emissões de Gases de Efeito Estufa – agora terão como apoio o Guia Técnico de Gestão de Energia, produzido pelo Programa PotencializEE. Com foco em PMEs (Pequenas e Médias Empresas) industriais do estado de São Paulo, o programa tem a meta de reduzir a emissão de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ equivalentes até o fim de 2024. A indústria brasileira responde por mais de 32% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no Brasil.
Com linguagem descomplicada e conteúdo robusto, o guia apresenta conceitos básicos do Sistema de Gestão de Energia (SGE), boas práticas de gerenciamento com foco em eficiência energética e um estudo de caso com dicas e direcionamentos para a implementação da norma ISO 50.001.
“O Guia de Gestão de Energia vai apoiar, de maneira simples e objetiva, pequenas e médias indústrias no processo de implementação de medidas de eficiência energética”, explicou Marco Schiewe, diretor do Programa PotencializEE, de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional.
Maior programa de eficiência energética voltado para a indústria brasileira, o PotencializEE tem foco em pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo de 11 segmentos de mercado e projeta uma economia de 7.267 GWh no consumo de energia até 2024, o equivalente ao consumo anual de energia elétrica de todo o Distrito Federal.
Além do Guia de Gestão de Energia, que pode ser baixado gratuitamente no site do Programa PotencializEE, o programa já produziu outros três guias com foco em eficiência energética para pequenas e médias indústrias.
Sobre o Programa PotencilizEE
O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional. O programa tem como parceiros estratégicos instituições ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito nacional, são parceiros o MME, Ministério da Economia e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria, também participam do programa a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), entre outros bancos privados.