Poste de alta tecnologia para as futuras redes 5G

Em breve, o 5G estará funcionando no Brasil e novos produtos serão essenciais para suportar os novos requisitos da rede. Atentas a isso, a Brametal, considerada a maior empresa das Américas para fabricação de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e Telecom, e a Clemar Engenharia, responsável pela inteligência de todos os equipamentos eletrônicos nele embarcados, desenvolveram um poste de alta tecnologia – o BRA Celposte, que abriga em seu interior uma série de equipamentos eletrônicos de Telecom, todos monitorados à distância por uma central, com temperatura controlada e com baterias próprias para não ficar inoperante. A ideia é ofertar esse novo produto tanto para as operadoras de telefonia, quanto para as empresas de sharing (que investem na infraestrutura de Telecom para depois locar seus equipamentos às companhias de telefonia).

“O BRA Celposte foi especialmente desenvolvido para atender à maior demanda por antenas que o 5G deverá exigir. Como o volume de dados transmitidos pelo 5G será muito superior ao atual com o 4G e o 4,5G, a rede futura vai demandar uma maior densidade de antenas nos centros urbanos. O poste permitirá que a infraestrutura de iluminação pública e a de Telecom compartilhem o mesmo equipamento, com um padrão estético que se integra perfeitamente aos espaços públicos”, afirma Reynaldo Abujamra, gerente Comercial de Telecom da Brametal.

Segundo ainda o CEO da Clemar Engenharia, Inácio Vandresen, o poste vai se incorporar perfeitamente ao mobiliário urbano. “Para atender ao 5G vamos ter uma demanda por soluções mais densas; será necessário um maior número de torres, não tão altas como as do passado. Os novos postes terão alturas de 15 a 30 metros para abrigar as antenas, principalmente no caso do 5G. As torres tradicionais de Telecom, com alturas de 50 a 100 metros, servirão para atender demandas de cobertura 4G e frequências específicas do 5G”, completa.

Poste inteligente

O produto pode abrigar antenas e equipamentos como baterias, fontes, filtros, separadores, volutas, ventiladores etc., com total capacidade para suportar todos esses equipamentos de forma segura, pois ficam alojados em seu interior, trancados por portas com parafusos codificados. Por estarem protegidos, o risco de sofrerem atos de vandalismo, como o roubo de cabos e equipamentos, é bem reduzido. 

O BRA Celposte é fixado no solo com uma fundação do tipo tubulão, onde fica posicionada a caixa de passagem na qual serão instalados os cabos de energia e os de fibra óptica para alimentar os seus equipamentos. “O mesmo poste que vai receber as luminárias pode ser um BRA Celposte, com um padrão visual que atende tanto a iluminação quanto a telefonia. Ele ilumina a cidade e transmite os dados, sem precisar de muita área”, acrescenta o CEO da Clemar Engenharia.

A alimentação dos sistemas de telecom e de resfriamento é feita pela energia da rede. Em caso de queda no fornecimento de energia, o poste incorpora baterias que mantêm os dispositivos ativos por períodos de 2 a 4 horas, além disso, para que os seus equipamentos se mantenham em pleno funcionamento, exige uma temperatura interna controlada. “O Poste possui aberturas para ventilação e sensores de temperatura que, quando um determinado índice é alcançado, acionam ventiladores internos para dissipar o calor e expeli-lo ao exterior”, reforça o executivo da Brametal.

Parceria

Neste projeto avançado, a Brametal manteve a parceria, iniciada nos anos 90, com a Clemar Engenharia. Na ocasião, a Brametal e a Clemar participaram de um consórcio no Rio Grande do Sul para implantar a telefonia móvel e os projetos de entrada das bandas A e B, usando torres autoportantes para Telecom. Desde então as empresas têm mantido parcerias para o desenvolvimento de novas soluções para o setor. Sediada em Florianópolis (SC), a Clemar Engenharia está presente há 51 anos no mercado e sua principal área de atuação é a de Telecom.

4 thoughts on “Poste de alta tecnologia para as futuras redes 5G

  • 04/03/2022 em 21:59
    Permalink

    Magnifica informação, acredito que o conjunto de ações humanas e tecnológicas nos levará a um mundo cada vez melhor e mais conectado com 5G, 6G, etc., até a entrada dos quânticos comerciais.
    Parabéns por essa incrementação.

    Resposta
    • 07/03/2022 em 15:10
      Permalink

      Muito obrigado, Claudio!

      Resposta
  • 25/02/2022 em 09:47
    Permalink

    Boa!

    O nosso Brasil está precisando muito avança na área da tecnologia ,quando vejo noticia dessa envergadura muito
    me alegro, estamos caminhando para torna uma potência tecnológica.

    Parabéns………………

    Grato!

    Valdecy

    Resposta
    • 25/02/2022 em 14:38
      Permalink

      Com certeza, Valdecy! Obrigado por comentar.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.