Projeto inovador no interior paulista

19- FURUKAWA DIVULGAÇÃO

A cidade de Marília, no interior paulista, apresentou uma expansão imobiliária significativa nos últimos anos, refletida principalmente no aumento da construção de novos condomínios fechados. Esse movimento determinou a necessidade de investimentos em infraestrutura de banda larga, para atender à demanda por serviços de internet das novas residências. 

Como a ativação desses serviços em geral ocorre de modo gradativo, a IMF Network, provedor de internet que atua também nessa cidade, decidiu apostar em uma nova solução da Furukawa voltada à instalação de redes FTTH: a EZ!Star, que inclui sistemas pré-conectorizados de fábrica. Foi o primeiro ISP a adotar essa solução, lançada neste ano, o que rendeu à IMF Network o reconhecimento como um dos projetos mais inovadores do Furukawa Electric Awards – premiação entregue em setembro.

“Uma das principais vantagens da solução EZ!Star é permitir que o investimento seja feito na medida em que ocorre a demanda”, afirma Ivan Francischini, diretor da IMF Network. “Dessa forma, com o valor do investimento para instalar uma rede GPON convencional em um condomínio, é possível atender dois ou mais condomínios residenciais”, acrescenta.

Francischini lembra os desafios enfrentados em função da inovação do projeto. Como primeiro ISP a adotar a nova solução Furukawa, não havia um histórico de casos de uso que pudesse utilizar como referência. Além disso, as equipes de campo – acostumadas a instalar redes ópticas 100% fusionadas – precisaram passar por treinamento técnico, oferecido pela Furukawa, para trabalhar com a nova solução pré-conectorizada.

Superados esses desafios, porém, Francischini destaca os ganhos significativos obtidos com a solução EZ!Star. “Não temos fibra óptica ociosa no poste, uma vez que a implantação da rede acompanha a demanda. Além disso, a instalação da solução pré-conectorizada é muito rápida, o que reduz o tempo de ativação no cliente”, ressalta. Atualmente, a IMF Network atende mais de cem clientes com a solução EZ!Star, que está instalada em três condomínios em Marília. Além dela, a IMF utiliza em sua rede FTTH outros produtos Furukawa, tanto na central de equipamentos (OLTs, DIOs, patch panel) como na rede de terminação (rosetas, cordões, conectores de campo e ONTs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.