Soprano investe em segurança da informação

A Soprano finalizou 2020 com novidades que beneficiaram seus clientes, fornecedores, representantes e profissionais e a consolidaram como uma marca moderna e dinâmica nos diferentes segmentos em que atua.

Créditos: Âncora Produções

A empresa concluiu recentemente dois grandes projetos de expansão nas áreas de infraestrutura e segurança da informação que somaram R$ 4 milhões em investimentos no aprimoramento da excelência no atendimento. As melhorias corporativas contemplam todas as unidades da empresa: Fechaduras e Ferragens, Materiais Elétricos, Utilidades Térmicas e Componentes para Móveis.

A idealização e o planejamento do projeto iniciaram-se ainda em setembro de 2019, e o início das obras de infraestrutura e instalação dos equipamentos se deu em abril de 2020. O fato de o planejamento ter iniciado ainda em 2019 contribui para superar os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus. “Com os investimentos realizados conseguimos atender aos novos modelos de compra e negócios on-line, que dispararam. Essa situação com o sistema antigo deixaria o ambiente lento e seria difícil atender às demandas”, exemplifica Charles Camello, especialista em Infraestrutura da Soprano.

Entre os principais diferenciais estão a instalação do sistema de Storage, da fabricante Pure Storage, de servidores e equipamentos de rede da DELL e de backup da Veeam, todas marcas que se destacam pela alta qualidade e performance de seus serviços e produtos. Esse pacote também contribuiu diretamente no trabalho que a Soprano desenvolve junto a consultorias externas para se enquadrar nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que permitirá demonstrar aos clientes, fornecedores, representantes e colaboradores que a empresa está preocupada e agindo em prol da privacidade e uso correto dos dados que dispõe.

“Os investimentos em Tecnologia da Informação feitos pela Soprano resultam em inúmeras vantagens. Os clientes recebem um atendimento mais rápido, pois o sistema está protegido, as interrupções são mínimas e as respostas, mais rápidas. Os colaboradores percebem um sistema mais dinâmico e maior segurança das informações, diminuindo o retrabalho”, destaca Camello. Ele acrescenta que as melhorias permitem a execução de novos serviços, e com mais performance, o que garante mais disponibilidade e acesso às informações que os colaboradores necessitam para responder aos fornecedores.

Investimentos em Infraestrutura

Foram feitos investimentos com o objetivo de aumentar a disponibilidade e performance do parque computacional, com um sistema mais estável, rápido e seguro, refletindo em toda a cadeia de serviços e permitindo atender aos clientes com eficiência, especialmente em meio à pandemia. A mudança de estratégia para atender às demandas da empresa foi suportada pelo novo data center, que inclui duas salas distintas que trabalham em modo ativo, garantindo que, mesmo com a ocorrência de um problema grave, como a perda total de uma das salas, os sistemas estarão íntegros e funcionais.

  • Sistema computacional redundante;
  • Sistema elétrico com redundância de entrada de energia e grupos geradores para suporte à operação;
  • Monitoramento por CFTV;
  • Monitoramento completo do ambiente dos data centers;
  • Sistemas automatizados;
  • Replicação de dados;
  • Backup de dados em três níveis;
  • Controle de acessos;
  • Sistema de supressão de incêndio por gás inerte.

Investimentos em Segurança da Informação

Com o objetivo de suportar as necessidades constantes de aprimorar os mecanismos de segurança e treinamento das equipes quanto ao tema, foram realizados investimentos em:

  • Teste de Invasão, para avaliar as políticas e ferramentais;
  • Implementação de novas ferramentas de segurança, para aumentar a segurança dos dispositivos móveis como celulares, tablets e notebooks, visando a prevenção de ameaças, em especial na nova realidade de trabalho, o home office;
  • Criação de um programa inovador de treinamento recorrente dos colaboradores, onde haverá ações mensais para reforçar a segurança da informação. Está incluído neste programa a realização da SISI – Semana Interna de Segurança da Informação, com palestras tratando de temas diversos, realização de dinâmicas para aprimorar e engajar os colaboradores no tema, campanhas de phishing e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.