Você sabia que os eletricistas não são todos iguais?

Quando se fala em eletricista, a primeira imagem que se tem é a de um especialista que trabalha na eletricidade relacionada ao uso doméstico ou industrial. Porém, há vários tipos de profissionais eletricistas.

De acordo com André Mafra (foto), engenheiro eletricista e sócio co-fundador da Engehall Elétrica, empresa referência em treinamento neste segmento e que já impactou a vida de mais de 300 mil alunos, um eletricista pode se especializar em áreas variadas. “A formação e a experiência vão indicar se ele é o mais adequado para um tipo de serviço, por isso é importante escolher com cuidado”, afirma.

André Mafra
Engenheiro eletricista e sócio co-fundador da Engehall Elétrica

Mafra explica que se a demanda é, por exemplo, de um profissional que saiba lidar com sistemas elétricos em indústrias, não é recomendável contratar alguém que tenha experiência ou formação apenas no campo residencial. “São muitas as áreas e suas nuances, por isso é fundamental entender as diferenças e saber se o profissional tem expertise e especialização no campo desejado”, complementa.

Confira alguns tipos de eletricistas existentes no mercado:

  • Residencial: Esse profissional lida com tomadas, cabeamentos, iluminação e sistemas elétricos das residências em geral.
  • Comercial: Neste caso, o foco são os ambientes comerciais. Ou seja, é um eletricista que lida com sistemas elétricos mais complexos de escritórios, pequenas fábricas e lojas, por exemplo. “Em média, o eletricista que faz residencial e comercial, chamamos de eletricista predial, pois ele atua nos dois campos”, explica André.
  • Industrial: Esse profissional é voltado a cuidar de instalações elétricas de grande escala, como fábricas maiores e até usinas. Ele lida com equipamentos de maior potência, comandos elétricos, automação e sistemas de média tensão em alguns casos.
  • Manutenção: Esse eletricista responde pela manutenção preventiva e corretiva em sistemas elétricos, diagnosticando e reparando problemas desde o início ou antes mesmo de terem ocorrido. “Esse profissional é um “coringa”, pois atua praticamente em todas as áreas citadas anteriormente, desde que tenha especialização nelas”.
  • Distribuição e Transmissão: Esse profissional atua na área chamada de SEP (Sistema elétrico de potência). Isso envolve a transmissão de energia (a maioria em alta tensão) e também a distribuição (a maioria em média tensão).
  • De emergência: Geralmente são profissionais que estão disponíveis 24 horas por dia para lidar com urgências. Em geral, as empresas fazem contratos com eletricistas prestadores desse tipo de serviço.
  • Energia renovável: Esse profissional é especializado em instalar e cuidar da manutenção de fontes de energia sustentável, algo cuja demanda vem aumentando muito no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.