Benefícios da energia solar para quem tem carro elétrico

Uma das maiores dúvidas dos motoristas na hora de adquirir um carro elétrico é como carregá-lo. De acordo com a SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do país, existem diversas formas de abastecer esse tipo de veículo, como ligá-los diretamente na tomada, utilizar carregadores de parede do tipo Wallbox ou carregá-los em eletropostos.

Dentre as possibilidades, uma opção vantajosa para abastecer carros elétricos é utilizar a energia solar, fonte que pode potencializar as principais qualidades desse tipo de veículo: economia nos gastos e baixo impacto no meio ambiente.

Segundo Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt, é bem fácil utilizar a energia fotovoltaica para abastecer carros elétricos, sendo que a modalidade normalmente necessita apenas de uma pequena intervenção para adaptar a estrutura elétrica da residência para o Wallbox. Caso seja de interesse do proprietário, ele também pode fazer um aprimoramento maior e optar pela instalação completa de um sistema de geração solar com infraestrutura para carregamento veicular no local, incluindo os cabos e o inversor.

Outra possibilidade é a geração de energia em outros locais longe da carga, como uma fazenda ou um sítio, em que a conta de luz seja da mesma titularidade da residência em que o carro elétrico será abastecido para obter créditos com a concessionária. Além disso, a integradora ainda aponta que o proprietário de um veículo elétrico sempre pode sugerir a energia solar como opção para o seu condomínio ou local de trabalho para reduzir gastos.

One thought on “Benefícios da energia solar para quem tem carro elétrico

  • maio 13, 2022 em 11:31 am
    Permalink

    As Concessionárias de energia elétrica precisam ser preparar para o aumento da demanda sobretudo nos condomínios de porte médio a grande devido aos automotivos elétricos. A alternativa de geração fotovoltaica local é uma saída bastante interessante, tanto ambientalmente, pois é uma contradição abastecer esse automotivos com uma fonte poluidora. Seria como trocar seis por meia dúzia. Também é uma forma de se blindar contra a famigerada inflação elétrica que está atingindo valores pornográfico, com a devida licenciosidade do termo. Nos USA até o ano 2030 há perspectiva de se abolir os carros movidos por fontes fósseis. É um movimento tem que um caráter irreversível. Engenheiro, professor, mestre em ciências de engenharia elétrica- sistema de potência – COPPE/UFRJ, projetista e consultor em geração fotovoltaica e eficiência energética.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.