Crescimento exponencial fomenta soluções B2B no mercado de carregamento elétrico

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostram que mais de 7,4 mil unidades de veículos elétricos e híbridos foram vendidos no Brasil em julho, o que representa um aumento de 20% em relação ao mês anterior e 138% na comparação anual. 

Apesar dos números expressivos, especialistas do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) apontam a falta de infraestrutura como um dos principais desafios para a popularização e o crescimento ainda mais rápido do mercado de eletrificados. Uma projeção da Anfavea indica que o Brasil ainda precisa investir pelo menos R$ 14 bilhões em pontos de recarga até 2035. Em maio, o Brasil contava com 3.254 eletropostos disponíveis em todo o território nacional, de acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Uma das empresas que contribui para a transformação do ecossistema, simplificando o processo de gestão para as companhias que pretendem entrar no negócio de eletropostos é a VoltBras. Desde 2018 a energytech trabalha no desenvolvimento de uma solução tanto B2B quanto B2C, que apoia empresas na gestão dos postos de recarga de veículos elétricos, incluindo um app customizável e uma plataforma de gerenciamento. E também auxilia o motorista na localização de eletropostos, pagamento facilitado e planejamento de rotas.

Ana Luiza Berti, diretora comercial da VoltBras, afirma que uma boa solução de gestão é o que dá a base para o negócio na mobilidade elétrica. “A plataforma da VoltBras entrega todos os insights da operação, dados sobre como estão funcionando seus carregadores em campo, estatísticas de falhas e erros do carregador. Também possibilita a visibilidade em tempo real do equipamento, para saber quem está carregando, por quanto tempo, quanta energia está utilizando”, revela.

As ferramentas desenvolvidas pela VoltBras são voltadas para as empresas de carregamento elétrico e eletropostos. Assim, são disponibilizadas para o público através de um app, que é customizado com o design da empresa, em forma de um White Label.

Além da melhor administração de todas as atividades, a plataforma permite que a empresa da rede de eletropostos possa efetivamente tarifar as recargas e ter receita com a operação na mobilidade elétrica. “Assim é possível começar a lucrar com a atuação dos postos e o gestor terá visibilidade de um potencial de crescimento na operação a longo prazo”, diz Ana Luiza.

Entre as funcionalidades que a plataforma da VoltBras entrega para as redes de recarga que desejam ter uma solução White label está o planejador de rotas, em que o aplicativo apresenta a melhor rota para que o motorista possa chegar ao destino com tranquilidade, sabendo onde parar para recarregar o veículo. A solução da VoltBras também permite o agendamento de horários para que o carregador esteja disponível na hora em que o motorista chega no posto e não precise ficar esperando algum carregador ficar livre para usar.

Para quem está no meio do percurso e tem a necessidade de recarregar, o app, desenvolvido pela VoltBras e disponibilizado pelas empresas de carregamento elétrico para o consumidor, apresenta um mapa de carregadores com disponibilidade em tempo real. É possível encontrar o carregador livre mais próximo, reservar e iniciar uma recarga tranquila. Além disso, o motorista também conta com acesso a seus dados de consumo em um histórico completo de recargas, energia consumida e valor total gasto, para controle e transparência do seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História