Empresa se lança no mercado de veículos elétricos
A NeoSolar Energia, empresa pioneira em soluções de energia solar, expande sua atuação no mercado de infraestrutura para veículos elétricos com uma nova marca, a NeoCharge. O objetivo é dar maior independência a essa operação, atendendo às particularidades da mobilidade elétrica, além de facilitar a comunicação com os clientes que possuem perfil e necessidades diferentes dos da NeoSolar.
Nos seus dez anos de atuação, a NeoSolar se consolidou e conquistou credibilidade e respeito no mercado por meio da distribuição de equipamentos, projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos. A empresa paulista carrega como propósito o desejo de fomentar o uso da energia solar fotovoltaica em todo o país e acredita que o conhecimento é a porta de entrada para que isso aconteça. É por isso que desde o início disponibiliza conteúdos relevantes sobre o mercado, abre discussões em seus canais, participa de eventos em universidades e criou seu próprio centro de treinamentos, que já capacitou mais de 2.000 profissionais, em sua sede, em São Paulo.
Por trabalhar com um negócio pioneiro, a empresa sempre acompanha e discute o futuro e, para eles, ficou claro que os veículos elétricos (VE) vieram para ficar e que essa mudança acontecerá logo. “Está no DNA do nosso negócio antecipar os movimentos para apreender e nos posicionar, então a entrada nesse novo mercado foi quase automática, em 2016”, conta o sócio-diretor da NeoSolar e da NeoCharge, Raphael Pintão.
Segundo o sócio-diretor, a união de visão de futuro, planejamento estratégico e a oportunidade junto a um parceiro fornecedor, a Schneider Electric, deu início ao processo. “Como já tínhamos uma relação de confiança com os equipamentos de energia solar, enxergamos essa oportunidade juntos e mais uma parceria foi firmada, com a NeoSolar, na época, assumindo toda a distribuição e serviços dos carregadores de veículos elétricos da marca francesa. Para o grupo, o potencial da mobilidade elétrica é tão grande, que pode até superar a energia solar”.
A opção por negócios pioneiros e de temática sustentável é, segundo Pintão, uma mistura de visão de negócios com um desejo pessoal dele e do sócio, o irmão, também engenheiro, Pedro Pintão. “Nós acreditamos que o mundo precisa mudar, não tem alternativa. Então, há muita oportunidade de negócio por aí. E o que nós vamos fazer? Ficar assistindo? É claro que não! Nós gostamos de fazer acontecer, queremos dar nossa contribuição e acelerar esse processo. Isso nos dá prazer como empresários e como cidadãos, além de nos motivar”, ressalta.
Entre as dificuldades em negócios desse tipo citadas por ele, estão falta de divulgação da tecnologia e a regulação técnica, que ainda é pouco definida. Outro ponto refere-se a serviços e produtos muito específicos que exigem conhecimento e equipe muito preparada, além de mão de obra qualificada. É por isso que a intenção da marca é fomentar o setor de infraestrutura para veículos elétricos, disponibilizando informação e cursos, do mesmo jeito que fez com energia solar.
Especificamente, a NeoCharge atua com comercialização de carregadores e acessórios para veículos elétricos, projeto, instalação e serviços de manutenção, serviços de gestão e operação dos pontos de recarga, a exemplo das soluções de pagamentos para o eletroposto. Também oferece modelos de negócio e cooperação em mobilidade urbana para os que querem tirar um projeto do papel, além de cursos para quem deseja se profissionalizar na área.
De acordo com o empresário, as perspectivas para este ano com a NeoCharge é alavancar a nova marca e a rede de parceiros que já atende praticamente o país todo, e consolidá-la como principal player neste mercado. “Queremos estabelecer novas parcerias, pilotar modelos de negócio e colocar cada vez mais projetos no ar. Estamos muito animados com os desafios”, conta.