Gestão da mobilidade elétrica

A área de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná lançou, junto com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy, spin-off da Motiva Mobilidade S/A, o livro “O Setor Elétrico e a Gestão pelo lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”. Com foco em esclarecer sobre o sistema elétrico de distribuição de energia vigente, o documento inclui temas como os sistemas de distribuição de energia, os sistemas de comercialização de energia, a operação do sistema elétrico e gestão do MUST.

Na obra, a mobilidade elétrica é observada pelo prisma de inserção na rede elétrica, sendo apresentado um estudo a respeito das tendências de crescimento, consumo e demanda de energia, o impacto de múltiplas recargas simultâneas, sejam elas dentro de um estacionamento, condomínio, frota empresarial, dentro do contexto de um bairro ou cidade. Ainda são apresentados os principais órgãos regulatórios como: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Ministério de Minas e Energia (MME), o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), além das mudanças legislativas sancionadas por estes órgãos que impactam todo o setor elétrico. 

O projeto tem como visão mostrar que é possível inovar juntando as expertises de uma empresa pública de economia mista, uma instituição privada brasileira de interesse público e startups e foi escrito por Anderson de Souza Góes, Camila Sonoda Gomes e Mário Henrique Akihiko da Costa Adaniya, representantes do Senai-PR; Frank Toshioka, representante da Copel Distribuição; e Paulo Cesar Waidzik e Pedro Furtado Gonçalves da Silva, representantes da Motiva e Phuel. 

O livro teve suporte financeiro do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico do setor elétrico, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

2 comentários em “Gestão da mobilidade elétrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.