Novos postos de recarga de carros elétricos

A CPFL Energia deu início ao projeto Plataforma de Eletromobilidade com a inauguração da primeira estação de recarga para veículos elétricos em um aeroporto brasileiro. Instalada no terminal Internacional de Viracopos, em Campinas, o eletroposto faz parte de um investimento de R$ 47 milhões dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve como parceiros a beepbeep, primeira startup de compartilhamento de carros 100% elétricos, e a ABB Eletrificação.

Créditos: Shutterstock

A Plataforma de Eletromobilidade vai contar com a instalação de pelo menos 50 eletropostos nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, além da inclusão de 72 veículos elétricos. Os carros serão utilizados por parceiros de logística, por frotas executivas e também serão disponibilizados para aluguel para motoristas de aplicativos.

Tanto no ponto de recarga do Aeroporto de Viracopos – que conta com três vagas exclusivas para os carros da beepbeep e uma para o público em geral -, quanto nos demais que serão instalados, a companhia utilizará um software de plataforma para soluções em eletromobilidade – conceito de living lab –, que fará o monitoramento dos dados dos usuários para avaliar o comportamento em cada local. O objetivo é que o sistema possa, no futuro, possibilitar a reserva de uso do eletroposto, a cobrança das recargas e a gestão dos recursos energéticos.

“A CPFL Energia está comprometida em participar da transformação energética que está acontecendo no país em todos os setores, como o da mobilidade urbana. Este investimento que fizemos no Aeroporto de Viracopos será muito importante em todo o nosso processo de pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes para a eletromobilidade no Brasil”, afirma Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.

“A operação nos primeiros nove meses antes da crise foi um sucesso, com crescimento excelente e agora estamos trabalhando forte para passarmos pela crise e seguir o plano de expansão, mesmo que com um pequeno atraso. Essas novas estações e parcerias são fundamentais para o crescimento da beepbeep e traz muita conveniência para a mobilidade sustentável dos nossos clientes”, comenta André Fauri, fundador da beepbeep.

2 comentários em “Novos postos de recarga de carros elétricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.