Primeiro posto 100% elétrico do país

Seguindo seu compromisso de liderar a transição energética no país, a Vibra, junto com a EZVolt, inaugurou em dezembro o primeiro posto totalmente elétrico do Brasil. A abertura faz parte, ainda, da entrada da EZVolt na Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 para promover os veículos elétricos no país. Localizado no Jardim Anália Franco, na capital de São Paulo, o posto é o primeiro do Brasil a oferecer carregadores ultrarrápidos em um ambiente exclusivamente projetado para a recarga de veículos elétricos.

“Sabemos que a eletromobilidade vem ganhando bastante relevância na logística das empresas e isso será sentido cada vez mais no Brasil devido não apenas às políticas públicas, mas à consciência social. Seremos líderes em infraestrutura de recarga veicular, com uma estrutura robusta a serviço dos nossos clientes, este é apenas o primeiro dos postos 100% elétricos que vamos inaugurar”, explica Bernardo Kos Winik, diretor vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra.

Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, startup que recebeu investimento da Vibra no início deste ano, destaca ainda: “Este é só o primeiro de uma série de novos postos que serão inaugurados. A EZVolt tem crescido exponencialmente e é líder no segmento graças à nossa capacidade de realização. Mais do que isso: antecipamos a solução para as dores dos nossos clientes, entregando um posto elétrico com capacidade de recarga e serviços agregados que, talvez, ainda levasse alguns anos para ser feito pela concorrência.”

Os clientes terão à disposição quatro carregadores, com oito pontos de recarga simultânea, com plugs CCS 2, Chademo, e Tipo 2, atendendo assim a qualquer veículo elétrico ou híbrido Plug-in. O primeiro posto 100% elétrico do Brasil está equipado com o carregador público mais rápido de São Paulo, com potência de 200kW, o que possibilita a recarga com máxima eficiência e rapidez de veículos de passeio, além de ônibus e caminhões elétricos. Além disso, eles encontrarão comodidades projetadas para atender a demanda de quem vai aguardar cerca de meia hora até seu veículo estar totalmente carregado. Dentre elas estão uma sala refrigerada com sofá, TV e wi-fi para que possam aguardar suas recargas com mais conforto. Para os motoristas profissionais, de frotas ou aplicativos, há ainda uma área externa adequada para descanso e refeições, além de banheiros.

A operação do posto está a cargo da EZVolt. As recargas serão pagas e poderão ser feitas por meio do aplicativo EZVolt, utilizando como meio de pagamento cartão de crédito e Ticket Car. O valor da recarga é de R$1,97/kWh.

Entrada em Aliança

O posto já nasce com uma parceria firmada com a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, que vai oferecer para os motoristas parceiros do aplicativo um local adequado para suas recargas. A parceria acontece no momento em que a EZVolt começa a integrar a Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99, para promover os veículos elétricos no Brasil, incluindo sua infraestrutura. O objetivo é atuar nas iniciativas para a implantação, cada vez mais rápida, de pontos de recarga pelo Brasil.

“A chegada da EZVolt à Aliança traz ainda mais robustez ao projeto, que já conta com 12 empresas além da 99. Trata-se de uma parceria estratégica para o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, fator fundamental na democratização do acesso aos veículos elétricos”, diz Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99. Focada em melhorar a experiência de seus motoristas parceiros, em especial aos que dirigem carros elétricos, a 99 terá uma área de convivência exclusiva no novo posto e, também, tarifas promocionais para recargas, entre outros benefícios.

One thought on “Primeiro posto 100% elétrico do país

  • janeiro 13, 2023 em 4:20 pm
    Permalink

    Realmente um dos grandes entraves para a aceitação dos veículos elétricos é ainda precária infraestrutura para recarregá-los. Um outro gargalo é o tempo de recarga, embora no perímetro urbano a questão da autonomia está relativamente superada. Sabemos que o preço de um veículo desse só está ao alcance da classe média alta. As pesquisas para invenção de baterias também menos custosa são intensas em todo o mundo. Hoje, uma bateria está em torno de 30 % do valor de um veículo de passeio. O que é um absurdo! Estão pesquisando baterias cuja recarga pode ser em minutos como as quânticas. Esse será também um fato que muito colaborará para esses veículos obterem economia de escala e, em consequência, a redução do seu preço final.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.