Programa de eletromobilidade chega ao ABC Paulista
Seguindo a sua meta de liderar a transição energética do País e contribuir para a descarbonização do setor automotivo, a Raízen, empresa integrada de energia e licenciada da marca Shell, acaba de inaugurar um eletroposto do programa de eletromobilidade Shell Recharge no ABC Paulista.
Localizada em Santo André, no Posto Automan (R. Distrito Federal, 443, Vila São Pedro), a nova estação de recarga rápida conta com um carregador de 50 kW com um plugue CCS2 e um ChadeMo, que podem abastecer carros elétricos em aproximadamente 35 minutos com energia de fonte renovável.
Além desta estação, Raízen ainda conta com eletropostos de recarga rápida acima de 50 kW implementados em postos Shell na capital, interior paulista e no estado do Rio de Janeiro. Este ano a companhia também entregou duas estações de recarga elétrica em parceria com a Zarp Localiza e outras empresas nos supermercados Carrefour Giovanni Gronchi e Imigrantes, ambos na cidade de São Paulo. Os lounges contam com dois carregadores rápidos de 24 kW a 30 kW de potência.
“Estamos com planos acelerados para cumprir os nossos objetivos de redefinir o futuro da energia e contribuir com o avanço da mobilidade elétrica no País. Temos diversas novidades já implementadas pelo programa Shell Recharge na América Latina e outras previstas para serem lançadas em breve”, afirma Ana Kira, gerente de Mobilidade Elétrica da Raízen.
Segundo a executiva, a empresa busca oferecer uma ampla rede de recarga que traz as melhores práticas e tecnologias adotadas no mundo inteiro para o Brasil, “promovendo uma melhor experiência, sustentabilidade e praticidade para os motoristas de veículos elétricos”.
Todo o processo de gerenciamento, reserva do carregador e pagamento das recargas dos eletropostos Shell Recharge são feitos por meio do aplicativo Tupinambá, investida da Raízen em soluções de recarga elétrica veicular. A plataforma digital está disponível para download na Apple Store e Play Store e integra uma rede com mais de mil pontos de carregamento mapeados que oferecem o serviço de recarga elétrica.
Cada cliente tem um perfil para adotar o tipo de carregador elétrico. Um condomínio de residências ou de aptos pode optar por lento, visto que, uma vez em sua casa, presupõe- se que haja mais tempo para a carga, até o total de automotivo elétrico. O preço é bem mais em conta. No caso de um shopping um semi-rápido é o mais adequado. Em um posto de combustível o rápido se adequa melhor e de custo comptível. E, por último, o ultra-rápido para postos situados em autoestrada. As perspectivas para a disseminação dos carros elétricos são muitos boas. Não vai demorar mais do que uma década para que, mesmo no Brasil, os postos terão que migrar para de estações de carregamento dos elétricos.