SENAI-SP tem eletropostos para cursos e treinamentos

Você sabe como se “abastece” um carro elétrico? Em algumas unidades do SENAI-SP é possível ver como funciona um eletroposto, ou seja, o aparelho necessário para o recarregamento da bateria de um veículo elétrico ou híbrido. Este último é um veículo que possui uma combinação de duas fontes de força, sendo uma térmica (motor a gasolina, etanol, flex ou diesel) e uma elétrica recarregável.

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O eletroposto é ligado à rede elétrica predial e, quando conectado ao veículo, se comunica com a arquitetura eletrônica dele a fim de adequar a energia disponível na rede elétrica à necessidade de recarregamento da bateria. O tempo de recarga depende das capacidades da rede elétrica do eletroposto e do veículo, podendo se obter uma recarga parcial em alguns minutos e uma recarga completa em algumas horas.

No caso do SENAI Conde José Vicente Azevedo, na capital paulista, há eletropostos instalados nas Oficinas e Laboratórios de Veículos Elétricos e Híbridos em parceria com a BMW para uso como recurso didático e no estacionamento da unidade disponível para toda a comunidade escolar e visitantes que necessitem fazer a recarga de veículos. O equipamento faz parte da estratégia da unidade na difusão das tecnologias e conceitos de eletromobilidade. Na escola, além dos cursos livres, são ministrados o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos e a Pós-graduação em Veículos Elétricos e Híbridos.

Já no SENAI “Mariano Ferraz”, também na capital, o ponto de recarga é usado para as demonstrações e treinamentos da empresa Volvo, parceira da unidade. A sincronia entre o carregador e o celular é feito através do QR Code, com o qual você pode configurar a potência para customizar a velocidade de carregamento do seu veículo, saber data e horário do início e término de cada recarga e conseguir acompanhar o tempo total de cada recarga, além da energia consumida.

O mercado de veículos eletrificados no Brasil teve em 2021 o melhor quadrimestre da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (iniciada em 2012) com 7.290 veículos novos emplacados de janeiro a abril. O aumento foi de 29,4% sobre o primeiro quadrimestre de 2020 (5.633 unidades). Assim, o mercado nacional deve ultrapassar a marca de 28 mil eletrificados só em 2021.

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