Intelbras inaugura usina fotovoltaica
Investindo em uma expansão sustentável, a Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, inaugura sua nova filial em São José (SC), cidade onde também fica a sede da empresa. A principal marca dessa grande obra é a sua usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão, com uma geração elétrica estimada em 1.739 MW/h para este ano.
A nova fábrica possui 46 mil m², o dobro da área da matriz, e conta com 8.238 m² de cobertura de filtros e painéis solares instalados, tornando-se, segundo órgãos como CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a maior usina fotovoltaica em telhado do sul do País. Esse perímetro permitirá reuso de parte do consumo elétrico de todo o local.
Para se ter uma ideia da geração de energia realizada, a estrutura tem capacidade para abastecer aproximadamente 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência, o que dá uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO2 extirpados da atmosfera, deixando assim mais de 6,5 mil árvores livres para processar o gás carbônico de outras produções industriais, contribuindo para a melhora das condições ambientais da região metropolitana de Florianópolis e a preservação de animais e plantas.
Para o gerente da Unidade de Energia da Intelbras, Márcio Osli, as novas instalações são um divisor de águas para o crescimento consciente da empresa: “Somos uma empresa inovadora que atende a seus clientes, parceiros e consumidores com facilidades em tecnologia de última geração e ao alcance de todos. Por isso temos buscado investir em novos negócios, sendo um deles a energia solar e suas tecnicidades. Hoje já conseguimos suprir demandas de soluções de baixa a alta complexidade, produzindo soluções fotovoltaicas de altíssima qualidade. Agora, aplicamos isso tudo dentro de nossa própria casa”, afirma o executivo.
Sou fá dos produtos Intelbras (Telefone móvel, Notebook) e foco feliz com a nobre iniciativa. Parabéns
Rua Acácia, 172 – Bairro Santa Terezinha.
37460-000 Passa Quatro – MG
Muito obrigado por comentar, Wenceslau! 👍
É alvissareiro que uma empresa de grande porte veja na geração fotovoltaica um nicho tecnológico e de expansão de uma energia que tem um pacote de correção quanto à diminuição dos impactos no meio ambiente com pouco ou sem concorrente, pelo menos no médio prazo. A abrangência de sua aplicação já é inquestionável com o aumento na sua economia de escala e singular em todo mundo. No Brasil, pode-se afirmar que o crescimento de 200%, ou mais, já está consolidado. No setor residencial, com destaque nos grandes condomínios, é uma grata realidade. Esperamos que os lobistas das concessionárias e distribuidoras não atrapalhem no que tange às modificações na resolução 482 que tramitam no Congresso Nacional. Não podemos ir contra a lógica do mercado internacional e, sobretudo, o enorme potencial que a natureza nos presenteou!