Software de simulação KUKA.Sim 4.0

A KUKA Roboter, uma das principais fabricantes mundiais de robôs industriais, apresenta a nova versão do seu software de simulação inteligente, o KUKA.Sim 4.0. Com comissionamento virtual e programação off-line, o sistema é simples, muito mais rápido e eficiente.

Estes elementos fazem o KUKA.Sim 4.0. ser o software ideal para as empresas que utilizam robôs, já que eles podem ser testados de maneira muito próxima a realidade, mesmo antes de serem aplicados no dia a dia. E, além destes fatores positivos, o programa também importa arquivos do CAD, como sistemas cinemáticos, sensores, fluxo de material ou comportamento físico; permite rápida análise do tempo de ciclo e simulação do comportamento de parada dos robôs, podendo ser configurado graficamente em 3D.

Para o diretor geral da KUKA Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian, estes são os fatores principais. “A previsibilidade de uma simulação real traz mais segurança antes de operar qualquer solução robotizada e isso impacta diretamente no planejamento das aplicações industriais, bem como na diminuição dos custos com os equipamentos e processos”, afirma.

Diversos segmentos industriais beneficiados – Por ser um facilitador de planejamento robótico, o KUKA.Sim 4.0 atende a diversos segmentos da indústria, que podem ir de bens de consumo até automotivos. Conta também com suporte para os novos robôs KR SCARA e KR DELTA da KUKA.

Além disso, com o novo editor KLR (KUKA Robot Language), linguagem de programação para controlar os robôs KUKA, tanto programadores experientes como iniciantes podem programar os robôs. E isso é possível mesmo que o profissional não tenha conhecimento da linguagem KRL.

Comissionamento virtual

Segundo a KUKA, o novo complemento permite que os usuários comissionem a célula virtualmente. “É como criar um gêmeo digital idêntico, permitindo uma ampla simulação em 3D de todo o planejamento, como do design do processo, da visualização de fluxos de materiais e gargalos e do código PLC, oferecendo a confiabilidade necessária para a implementação”, ressalta Edouard. Projetado para sistema operacional Windows 10 de 64 bits, o KUKA.Sim 4.0 tem arquitetura modular podendo ser expandido com mais três componentes de conectividade, sendo o KUKA.Sim Modeling para a criação simples de modelos com a biblioteca de componentes; o KUKA.Sim Connectivity para comissionamento de modelos virtuais; e o KUKA.Sim ArcWelding para simulação de aplicações de solda arco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.