Fórum Abril Seguro Schmersal 2022

Na próxima terça-feira (12), a Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos nos mais variados ambientes industriais, inclusive para instalações elétricas em áreas classificadas e em controladores para operação de elevadores comerciais e residenciais, dá sequência à segunda edição do Fórum Abril Seguro com a segunda das quatro lives que promoverá neste mês. O tema que será debatido neste dia é A Integração de sistemas seguros na Indústria 4.0, a partir das 20 horas, e as inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente pelo site: https://conteudo.schmersal.com.br/abrilseguro.

O principal intuito da empresa com a iniciativa é de estabelecer um novo meio para reforçar o compartilhamento de informações sobre o que é necessário fazer para tornar as operações de diversos setores mais seguras como já vem fazendo ao longo de sua trajetória por diversos canais, incluindo infoprodutos. Outro objetivo é o de conscientizar sobre a importância da segurança no trabalho, que está diretamente relacionada ao Movimento Abril Verde, mês em que se promove o cuidado e atenção com a Segurança e Saúde nos ambientes de trabalho.

A live da próxima terça-feira, como todas as que serão feitas, terá a participação de especialistas da Schmersal. Para falar sobre sistemas seguros na Indústria 4.0, estarão no debate José Amauri Martins, Especialista em NR12; Jamile Zarif, Coordenadora de produtos; Guilherme Mendes, também Coordenador de produtos; e Fernando Lima, da equipe de Suporte Técnico. Alguns dos temas que serão debatidos são “Como avaliar se uma máquina está ou não segura de acordo com a NR12?”, “Como a Segurança Industrial está associada à Indústria 4.0?” e “Como a tecnologia dos dispositivos pode garantir mais segurança e aumentar a produtividade de suas máquinas”.

Para José Amauri Martins, o debate desta terça-feira é importante tanto para esclarecer questões ainda bastante recentes e que estão se estabelecendo quanto para refletir de que forma a parte regulatória se relaciona com novas tecnologias. “A Indústria 4.0 é uma realidade e não há como pensar no futuro do segmento industrial sem levá-la em consideração, até mesmo aqui no Brasil em que o setor ainda está se estruturando. Por si só, isso já torna muito necessária a discussão sobre o tema porque devemos definir parâmetros para as demandas de segurança deste novo paradigma das indústrias como a proteção e preservação dos colaboradores e de robôs, por exemplo. A consequência natural disso é que as indústrias precisam estar ainda mais atentas para que as normas regulatórias sejam cumpridas e que os sistemas tecnológicos estejam adequados aos requisitos exigidos, garantindo a segurança dessas operações. Como esse procedimento é complexo, demanda muito debate para haver consenso sobre a aplicação de novas tecnologias de acordo com as regulamentações e, nesse caso, estamos falando de uma tendência que avança rapidamente dentro das empresas. Então, quanto antes começarmos a compartilhar informações sobre o assunto, melhor”, afirma ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.