Centro de Excelência Solar

O principal projeto da América do Sul para P&D e treinamento de mão de obra do segmento de rastreadores solares inteligentes, o Centro de Excelência Solar do Brasil (ou CFSE, de seu nome em inglês, Center for Solar Excellence), foi inaugurado no dia 22 de agosto em Sorocaba com a presença de autoridades e lideranças da indústria de geração solar. A iniciativa da Nextracker™, líder global em rastreadores inteligentes, em parceria com o FIT (Flex Instituto de Tecnologia), é um investimento de vários milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento da crescente indústria de geração centralizada de energia fotovoltaica.

Créditos: Shutterstock

Dan Shugar, CEO e fundador da Nextracker, apresentou o CFSE aos presentes – autoridades, clientes e parceiros da empresa. Entre eles, representantes da Atlas Renewable Energy, Shell do Brasil, SCATEC, Lightsource e EDF Renewable, e Leandro Santos, vice-presidente da Flex do Brasil, Carlos Ohde, gerente geral do FIT, Antonio Imbassahy, da Invest São Paulo, representando o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, bem como o deputado federal Vitor Lippi, e Hamilton Mendes, coordenador geral do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O hub de tecnologia CFSE conduzirá estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, incluindo desde o desenvolvimento de projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção. Os pesquisadores do CFSE realizarão, ainda, pesquisas aprofundadas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria. O projeto Nextracker – FIT inclui uma instalação solar adjacente de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e ao centro de treinamento.

“Estamos orgulhosos por termos a Nextracker como nossa parceira em nosso projeto em Guañizul, na Argentina. E estamos ansiosos pela nossa próxima colaboração em futuros projetos na América do Sul onde usaremos os seus sistemas de rastreadores solares inteligentes e de alta performance NX Horizon™”, afirma Aleksander Skaare, vice-presidente de projetos da Scatec. “Esta instalação é um projeto interessante para ajudar no desenvolvimento da indústria solar tanto no Brasil como na América do Sul”, acrescenta ele.

De acordo com a Wood Mackenzie Power & Renewables, a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com uma participação de mercado de 38%. A empresa conquistou seis projetos nos últimos nove meses com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total de projetos de rastreadores no Brasil para 5,5 GW – seja em operação ou em construção. 

“O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou Dan Shugar, CEO e fundador da Nextracker. “Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de Pesquisa & Desenvolvimento e Testes de nível mundial. Já realizamos treinamento de instalação para centenas de profissionais da indústria solar por meio da nossa PowerworX Academy. E, em conjunto com o FIT, contratamos dezenas de pessoas altamente especializadas e talentosas para continuar a aprimorar a tecnologia do estado da arte que melhor poderá atender os nossos clientes. Este centro é um desdobramento deste esforço”. Para Dan Shugar, a iniciativa é mais um passo para acelerar a indústria solar como a fonte de energia que mais cresce no mundo. 

“Temos o nosso foco em projetos cuidadosos, testes empíricos e no aumento de performance a partir de um protocolo bem desenvolvido de medição e verificação”, afirma Carlos Ohde, gerente geral do FIT Institute of Technology. “Estamos muito felizes de participar desta parceria com a Nextracker, empresa âncora deste centro de Pesquisa e Desenvolvimento e líder em tecnologia solar que vem buscando alçar a geração solar a novas alturas”, acrescenta ele.

O novo hub brasileiro de P&D da Nextracker tem como modelo o Centro de Excelência Solar da empresa, localizado em sua sede em Fremont, na Califórnia (EUA). O rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a Nextracker a escolher o país para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte. 

De acordo com a empresa de analistas de mercado Wood Mackenzie Power & Renewables, o mercado de rastreadores solares do Brasil está crescendo quatro vezes mais rápido que a média do mercado internacional, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O Brasil tem como meta alcançar 45% de sua energia proveniente de fontes de energia renovável até 2030.

2 thoughts on “Centro de Excelência Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.