Vaisala promove webinar sobre medição de umidade em transformadores de potência

O monitoramento contínuo, com uso de sistema de alerta precoce para reconhecimento de falhas, é tema de webinar gratuito que reunirá especialistas da finlandesa Vaisala, líder em medições industriais, ambientais e meteorológicas, no dia 7 de setembro. O evento, on-line, tem no roteiro a tecnologia de medição e como os dados podem fornecer uma visão do desempenho do transformador e ajudar a identificar falhas de maneira prematura, para que a manutenção do equipamento seja priorizada e os custos e perdas de receita minimizados.  

Os transformadores de potência têm uma vida útil média de cerca de 40 anos, ciclo de vida que, segundo a Vaisala, pode ser estendido por meio de monitoramento e manutenção proativos. Para Mário Hernandéz, responsável pelo departamento de Potência e Energia da Vaisala México, essa condição se baseia no fato de que quando um problema começa a se desenvolver em um transformador, a temperatura aumenta no local da falha. “O aumento da temperatura leva à formação de gases no óleo do transformador. Pelos tipos e pela quantidade de gás identifica-se a natureza do problema. Isso torna possível a intervenção humana antes que o transformador falhe ou, pelo menos, a tomada de decisões mais rápidas, com base em dados, para ação corretiva”, ressalta.   

O webinar prevê ainda a apresentação de casos bem sucedidos de empresas de energia que puderam, por meio de transmissores de umidade, hidrogênio e temperatura no óleo isolante do transformador, obter dados de medição confiáveis e em tempo real, para reagir de maneira rápida e precoce mediante problemas operacionais – ou mesmo antes que eles ocorressem. “Com medições feitas diretamente no óleo isolante do transformador de potência, conseguimos dados sobre níveis de hidrogênio, que mostram alterações no teor de umidade do óleo, e leituras de temperatura atualizadas. Isso viabiliza a intervenção humana e a manutenção preditiva imediata, para que a condição do equipamento não se agrave”, destaca Hernández. 

Como retorno do investimento na automatização e inteligência das redes de energia, os ganhos verificados contemplam melhoria da qualidade na prestação dos serviços, diminuição de gastos com manutenção, aumento do ciclo de vida dos transformadores de potência, gestão de ativos baseada em dados precisos, predição de falhas, entre outros benefícios à operação. “Os transformadores são os ativos mais valiosos nas redes de distribuição de energia elétrica, constituindo cerca de 60% dos custos de capital da subestação. Por isso, o monitoramento contínuo das condições pode se pagar muitas vezes, ajudando a minimizar as interrupções na distribuição de eletricidade”, ressalta o especialista. 

Sobre a Vaisala 

A Vaisala é líder global em medições climáticas, ambientais e industriais. Com mais de 85 anos desde sua fundação, a empresa é uma parceira confiável para clientes em todo o mundo, oferecendo uma gama abrangente de produtos e serviços inovadores de observação e medição. Com sede na Finlândia, a companhia emprega mais de 1.900 profissionais globalmente e está listada na bolsa de valores Nasdaq Helsinki. A Vaisala é também uma das poucas empresas que oferecem tecnologia em mais de um planeta: o Rover marciano Curiosity está equipado com sensores de pressão e umidade da Vaisala, para análise da superfície atmosférica de Marte.

Para mais informações, visite: www.vaisala.com/pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.