Gestão da energia é com o SENAI-SP

A energia elétrica é um bem essencial para garantir conforto, qualidade de vida e principalmente saúde para o homem. 

A eletricidade possibilita a realização de atividades que vão desde a conservação e preparo de alimentos até o funcionamento de máquinas e equipamentos hospitalares, passando pelo aquecimento de água e iluminação das cidades.  

Vale lembrar que a geração de energia causa grande impacto no meio ambiente, principalmente quando se baseia em recursos não renováveis, como o petróleo. 

Por incrível que pareça, boa parte da eletricidade acaba se perdendo durante as etapas de transmissão e distribuição. Mas o desperdício é grande também nos pontos de consumo final, ou seja, nos edifícios residenciais, nos prédios públicos, no comércio e nas indústrias. 

Diante dos custos progressivos da energia, e da necessidade de diminuir os impactos ambientais no planeta, é fundamental buscar a melhoria contínua do desempenho energético – e, consequentemente, a redução dos gastos com eletricidade. 

Para alcançar esses objetivos é necessário implementar um Sistema de Gestão da Energia (SGE) que combine processos, procedimentos e práticas adequadas. 

A fim de contribuir nesse trabalho com sua expertise, o Instituto SENAI de Tecnologia em Energia, do SENAI-SP, oferece ao mercado o serviço tecnológico de Assessoria para Implementação do Sistema de Gestão de Energia – ISO 50.001.

Adotada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a ISO 50.001 foi criada em 2011 pela entidade ISO (International Organization for Standardization) e passou por atualização no ano de 2018. A norma tem como objetivo auxiliar as empresas a usar a energia de maneira mais eficiente por meio da implementação de um Sistema de Gestão da Energia.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Energia é hoje uma referência na implementação da ISO 50.001 no Brasil. Vale lembrar que o SENAI-Pirituba foi a primeira escola do Brasil a obter certificação nessa norma.

O IST Energia conta com uma equipe que inclui auditores líderes e consultores experientes e realiza análises iniciais (GAP Analysis), assessoria para implementação do Sistema de Gestão da Energia, treinamentos e auditorias internas.

Para cuidar da gestão da energia de seu edifício ou empresa, consulte um especialista do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia!

A parceria ICA/Procobre, Eletrobrás e SENAI-Pirituba

Por meio de uma parceria entre o ICA/Procobre, Eletrobrás e SENAI-Pirituba foi promovida a implementação do Sistema de Gestão da Energia (SGE) em diversas empresas e instituições do Estado de São Paulo, tendo como base a norma ISO 50.001. 

O trabalho de assessoria prestado pelo IST Energia para implantação da norma beneficiou clientes como Coca-Cola FEMSA, Baxter Healthcare, L´Oréal Brasil, Plastifluor, Ficosa do Brasil, CECIL S/A Laminação de Metais, Termomecanica e Hospital Israelita Albert Einstein. Confira a seguir um resumo de alguns desses casos: 

Coca-Cola FEMSA

A planta de Mogi das Cruzes do Grupo Coca-Cola FEMSA – maior produtor de bebidas não alcoólicas do Brasil – recebeu a certificação NBR ISO 50.001 em 2017.

Com a implementação do Sistema de Gestão da Energia, a Coca-Cola FEMSA Mogi das Cruzes promoveu iniciativas voltadas ao Uso e Consumo eficiente de energia que, consequentemente, refletiram na redução do consumo de energia (kWh/mês) e Redução com Custos com Energia (R$/mês). 

Entre os principais projetos de melhoria de desempenho esteve o aspecto da Força Motriz. Motores de baixo rendimento e/ou rebobinados foram substituídos por motores de alto rendimento. O resultado foi a redução no consumo de energia elétrica entre 3% e 6% por motor. 

Já a substituição de lâmpadas do tipo HO, VS e Mista por LED gerou redução de demanda e consumo de energia elétrica em 200%.

Baxter Healthcare

A Baxter Healthcare foi a primeira empresa farmacêutica no Brasil a obter a certificação ISO 50.001. No Brasil a Baxter produz soluções intravenosas, bolsas de sistema fechado e acessórios para infusão de medicamentos, soluções de diálise e alguns dispositivos para esta terapia.

A Baxter já possuía um Sistema interno de Gestão de Energia (SGEn) em desenvolvimento e a chegada do Projeto de Implantação de Gestão de Energia para certificação ISO 50.001 foi um fator impulsionador para o aprimoramento e alinhamento do SGEn já em andamento aos requisitos da norma.

A projeção anual de Custos e Consumos de Energia nos 5 anos do programa interno de energia apontou redução acumulada de 30,3% no período.

A redução total de emissão de CO2e em relação ao período de melhoria foi de 1,194,103 toneladas equivalentes.

L´Oréal Brasil

A L’Oréal Brasil foi a primeira empresa do segmento de cosméticos no País a certificar-se na norma ABNT NBR ISO 50.001 – Gestão da Energia.

Baseada nas metas do Sharing Beauty With All, de produzir de forma mais sustentável, a unidade implantou iniciativas de redução de consumo de energia priorizando as mudanças em sistemas e equipamentos mais antigos e menos eficientes.

Com a implementação do Sistema de Gestão da Energia, a L’Oréal promoveu iniciativas visando o uso e consumo eficientes de energia, que consequentemente refletiram na Redução do Consumo de Energia (kWh/mês) e Redução de Custos com Energia (R$/mês).

Considerando o período de melhoria de desempenho energético 2015-2016, a melhoria foi de 3,7%. A redução total de emissão de CO2e em relação ao período de melhoria foi de 81.000 kg CO2e/ano.

Plastifluor

A Plastifluor foi pioneira no setor plástico a obter a certificação na norma ABNT NBR ISO 50.001 no Brasil.

Reconhecida pela excelência no processamento e desenvolvimento de produtos de PTFE (Poli-Tetra-Fluor-Etileno), líder de mercado, com tradição de mais de 40 anos e maior fabricante de fitas veda rosca na América Latina, a Plastifluor é o maior player em seus segmentos no Brasil.

Com forte atuação em novas tecnologias, a Plastifluor buscou não somente a redução das perdas e custos, mas também um melhor aproveitamento dos processos produtivos. Foram implementadas ações de modo a otimizar os recursos utilizados e melhorar a eficiência dos equipamentos.

Entre os resultados consolidados, destaque para a melhoria do desempenho energético de 10.83% no período considerado (2016-2018). 

A redução total de emissão de CO2e em relação ao período de melhoria chegou a 2645 kg CO2e/mês. 

Ficosa do Brasil

A Ficosa do Brasil foi a primeira planta do grupo a obter certificação na norma ABNT NBR ISO 50.001 – Gestão da Energia.

O Grupo Ficosa é um fornecedor dedicado à criação de soluções de visão, segurança, eficiência e conectividade de alto conteúdo tecnológico para os setores da indústria automotiva e mobilidade.

Sediada em Jandira-SP a fábrica da Ficosa do Brasil fabrica alavancas de freio, espelhos retrovisores e sistemas de comando.

A companhia considera que implantar os requisitos do sistema de Gestão de Energia – ISO 50.001 proporcionou um aprendizado valioso sobre o consumo eficiente de energia e o uso significativo correspondente nos processos de Injeção de plástico, Climatização, Utilidades e Iluminação.

A melhoria do desempenho energético no ano de 2017 totalizou 5,6%. A economia de energia total em relação ao período de melhoria – 2017 foi de 17 MWh/mês.

Ficou interessado no serviço e quer saber mais? Então clique AQUI para consultar um especialista do SENAI-SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.