Hora de proteger a casa contra raios

O fim de ano é sempre favorável à compra de aparelhos eletroeletrônicos, incluindo aquela TV ou refrigerador de última geração, o aparelho de ar-condicionado para refrescar a casa, o computador para os estudos ou pesquisas, entre outros que facilitam o nosso dia a dia. No entanto, este período também é o mais propício a tempestades, raios e oscilações na rede elétrica, o que exige um cuidado extra para evitar danos aos equipamentos: a instalação de um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).

A equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina esclarece que o DPS tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das descargas atmosféricas e dos apagões e instabilidades da rede elétrica, evitando que o liga-desliga, que geralmente acontece nessas ocorrências, queimem os eletroeletrônicos. 

Este dispositivo, que custa poucos reais, se comparado ao preço da maioria dos eletroeletrônicos, detecta sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desvia as correntes de surto para a terra, o que exige o aterramento correto da instalação. A equipe da Tramontina ressalta que sua instalação deve ser realizada por um profissional eletricista habilitado, que saberá dimensionar adequadamente o DPS.

Para apresentar os diferentes tipos de DPS, as classes existentes, sua aplicação conforme as normas vigentes e o indicativo que aponta quando o mesmo deve ser substituído, a Tramontina disponibilizou um vídeo no seu canal no YouTube, com linguagem acessível a todos os públicos: https://youtu.be/lObkSP7SMao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.