IFRS desenvolve para Exatron equipamento de testagem de relés

A fabricante de produtos eletrônicos Exatron e o Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) se uniram para desenvolver um equipamento que testa relés (interruptores eletromecânicos) para a iluminação pública de cidades inteligentes, que já está em funcionamento na sede da empresa, no Parque Canoas de Inovação. A parceria entre a indústria e a instituição de ensino começou em janeiro de 2022, quando a Exatron, que é líder no mercado de sensores de presença e relés fotoelétricos no Brasil, apresentou a demanda para o desenvolvimento de uma nova tecnologia na área.

A câmara de testagem de relés analisa de forma automática e computadorizada o funcionamento dos dispositivos. Anteriormente, a testagem era manual, com operadores que precisavam monitorar o processo. O equipamento em funcionamento hoje na Exatron realiza o processo com precisão, gerando relatórios minuciosos para a melhoria da fabricação deste produto final da empresa.

“A câmara que criamos executa o que chamamos de ‘receita’, ou seja, o operador define no computador qual o nível de iluminação no dispositivo em teste, por quanto tempo isto vai acontecer, e em que temperatura, podendo definir quantos novos parâmetros desejar para realizar o teste completo do relé. Estes parâmetros são gravados e podem ser reproduzidos novamente, e os dados do teste são coletados e armazenados em arquivos para posterior análise pela engenharia. Isso define muitas questões que são fundamentais para o desenvolvimento do produto, não apenas para testar se está de acordo com as normas. Essa é a inovação do equipamento que desenvolvemos”, explica o professor Edison Silva Lima.

Este foi o primeiro trabalho envolvendo o Campus Canoas após sua habilitação, em agosto de 2021, pela Lei da Informática, instrumento de política industrial criado para estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações.

“O relé fotocontrolador, que passa despercebido pela maioria da população, é responsável pelo controle das luminárias de uma cidade. Suas características, classificação de tipos, especificações e ensaios são definidos pela norma ABNT NBR 5123. Esta máquina inédita elevará o nível de qualidade dos nossos produtos pelo automatismo das medidas e rapidez das mesmas”, destaca o CTO da Exatron, o engenheiro Jorge Demoliner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História