Painel de distribuição de energia sustentável

A Schneider Electric anuncia que o painel de distribuição de energia SM Air Set já está disponível no mercado brasileiro. O lançamento aconteceu durante o Innovation Summit 2021, principal evento anual da empresa, realizado em 10 de junho.

O produto, voltado aos consumidores em média tensão, é considerado “verde” (ou “ecologicamente amigável”) ao utilizar somente ar puro e vácuo, ao invés de hexafluoreto de enxofre (SF6), um dos gases de efeito estufa listados no protocolo de Kyoto.

“Esse é mais um avanço da Schneider Electric em suas ações de sustentabilidade para redução gradual da emissão de carbono, permitindo que os usuários aproveitem ao máximo os recursos digitais para extrair o valor dos dados sem comprometer o meio ambiente”, afirma Julio Martins (foto), vice-presidente da Schneider Electric no Brasil, destacando que “a nova oferta é um modelo ambientalmente superior de uma das linhas mais populares da Schneider Electric para distribuição elétrica secundária, a SM6”.

Julio Martins
Vice-presidente da Schneider Electric no Brasil

O SM AirSeT é ideal para utilização em sistemas de distribuição de até 24 kV, especialmente em hospitais, edifícios comerciais e industriais, além de data centers.  

Benefícios

Entre os benefícios do SM AirSet, destaca-se o monitoramento das condições ambientais para gerenciar os ativos preditivos e preventivos de energia, a partir da plataforma EcoStruxure. Essa plataforma é a base da tecnologia em que as soluções da Schneider Electric são criadas e entregues, desenvolvida para conectar todos os departamentos da empresa usuária (do chão de fábrica ao departamento executivo) e fortalecer a análise de dados para tomada de decisões em tempo real. 

Além disso, a Schneider Electric destaca o SM AirSeT como um grande avanço para a distribuição elétrica que gera proteção ao meio ambiente, a partir de benefícios divididos em três pilares: sustentabilidade, eficiência e segurança operacional.

Sustentabilidade

Colabora com a descarbonização e reduz o inventário de gases de efeito estufa com uma tecnologia baseada na utilização de ar puro e interrupção a vácuo com blindagem a futuras normas regulamentadoras.

Eficiência com inovação

Material de maior resistência mecânica em virtude do mecanismo CompoDrive, que possui alta tecnologia e permite lidar com maior número de operações, maior tempo de atividade com conectividade da Internet das Coisas (IoT) escalonável e conta com manutenção reduzida e sem custos de recuperação do gás no final do ciclo de vida do produto.

Segurança operacional

Tecnologia testada e comprovada para segurança do operador em projetos-piloto internacionais com as empresas E.ON, EEC Engie, GreenAlp e Renault, entre outras. Além disso, nenhum gás alternativo é utilizado.

“Na Schneider Electric, acreditamos que o melhor gás é o ar. O SM AirSet tem papel importante na descarbonização da eletricidade e, consequentemente, contribuirá fortemente com a economia local. Nós nos preocupamos com a responsabilidade ambiental e eliminamos o gás SF6 sem reduzir a qualidade do produto”, explica Julio Martins.

2 comentários em “Painel de distribuição de energia sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.